Secovi Rio apóia iniciativa da Reciclus para coleta de lâmpadas em condomínios do RJ

Reciclus inicia divulgação do programa para coleta gratuita de lâmpadas pós-uso em condomínios do Rio de Janeiro, com apoio do IDC, Fecomércio-RJ e Secovi Rio

Se você é consumidor doméstico e mora em condomínio, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas, depois que elas queimam? As lâmpadas que possuem mercúrio, por exemplo, demandam um fluxo específico na coleta e destinação final, e o seu descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Com o objetivo de facilitar esse descarte, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) passa a realizar gratuitamente a coleta desses resíduos em condomínios do Rio de Janeiro, a fim de garantir o transporte e a destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.

Para o condomínio participar é preciso ter um coletor adequado e um local protegido, conforme as instruções passadas pela Reciclus, e assinar um Termo de Cooperação com a organização. Quando o coletor apresentar um volume acima de 80%, basta entrar em contato e a transportadora retira as lâmpadas gratuitamente.

Além de significar uma comodidade aos moradores dos condomínios, que não precisam se deslocar aos pontos de coleta Reciclus, ao descartar suas lâmpadas usadas nesses coletores, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta.

“O cuidado com o meio ambiente é uma preocupação que deve fazer parte da nossa rotina. O Secovi Rio entende a importância da sustentabilidade e insere este tema em diversas ações para promover a conscientização entre síndicos, empresas do ramo imobiliário e moradores de condomínios. Exemplo disso é o blog Condomínios Verdes, que está sempre divulgando dicas e notícias para garantirmos a preservação do planeta e o descarte correto de resíduos. Com certeza, essa parceria com a Reciclus trará ótimos resultados”, reforça Ronaldo Coelho Netto, vice-presidente Administrativo e Financeiro do Secovi Rio.

Para verificar a disponibilidade de coleta em sua região e saber mais sobre a coleta Reciclus em condomínios, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (11) 98469-1113, ou com o IDC pelo e-mail contato@direitocoletivo.org.br.

Atualmente, a Reciclus conta com mais de 2.000 pontos de coleta em 454 municípios de todas as regiões do país, em sua maioria estabelecimentos comerciais, e quer ampliar sua abrangência. Desde 2017, a Associação já coletou mais de 1,8 milhões de kg de lâmpadas usadas, totalizando 12,6 milhões de unidades.

Deixe seu comentário:

Seu comentário*

Seu nome: *
Seu site: