Como usar ladrilhos hidráulicos

O ladrilho hidráulico surgiu ao final do século passado, no sul da Europa, e tem se espalhado rapidamente como tendência decorativa ao redor de todo o mundo. Na matéria de hoje, trouxemos informações sobre ele, além de dicas de como usá-lo na decoração de sua casa. Confira!

Garantindo um visual retrô, colorido e estiloso a ambientes diversos, deixando-os com uma cara mais artesanal e aconchegante, eles exigem pouco investimento, sendo muito versáteis. Porém, como são peças chamativas e descoladas, é necessário bom senso na hora de usá-las.

Eles podem ser aplicados tanto em pisos, como em paredes, em áreas internas ou externas. E, pela sua incrível versatilidade, podem combinar bem, se usados corretamente, é claro, com diversos cômodos da casa, como cozinhas, banheiros, salas e varandas.

  • No piso

Se você quiser utilizá-los no piso, é aconselhável que o mobiliário escolhido para o local seja neutro, ou em uma cor predominante, que converse com os desenhos do revestimento. Os móveis em madeira combinam bem.

No caso de ser um ambiente pequeno, uma boa dica é escolher uma parede para acompanhar o ladrilho do piso, o que, dando a sensação de continuidade, amplia o espaço.

Uma alternativa para o piso é desenhar um tapete com os ladrilhos, tendo o cuidado de harmonizar o material com o restante do assoalho. Boas opções para combinar são o cimento queimado e a madeira.

  • Na parede

Nesse caso, o indicado é usar os ladrilhos numa única superfície, criando um efeito de mosaico e destacando o ambiente. Mas não é necessário cobrir toda a parede, podendo ser usados, por exemplo, em meia parede, harmonizando com outro revestimento.

Na hora de escolher como dispor os ladrilhos, eles podem ser colocados de forma coordenada, seguindo o desenho do material, como também pode ser feita uma composição, reunindo diferentes tamanhos e padrões – técnica que recebe o nome de patchwork.

Antes de instalar os ladrilhos, coloque-os em cima do piso, fazendo a composição que quiser, enumerando o verso de cada peça, para não errar na hora do assentamento. Você também pode fazer uma montagem no chão, de teste, e fotografá-la, para, posteriormente, saber como instalar.

Seja como for, eles são fáceis de limpar, e, justamente por isso, são ótimas opções para cozinhas, banheiros e áreas de lazer. Mesmo sendo resistentes e duradouros, é importante proteger as peças com impermeabilizantes, evitando manchas e desgastes, principalmente nos pisos. #FicaADica

 

Deixe seu comentário:

Seu comentário*

Seu nome: *
Seu site: