Dia das Mães – Você sabia?

Aa data de comemoração varia de acordo com o país: em Portugal e nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) é chamada de Dia da Mãe e comemorada no primeiro domingo do mês de maio, enquanto no Brasil a celebração ocorre no segundo domingo do mesmo mês.

A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. A Enciclopédia Britânica diz: “Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor.”

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.

Jarvis organizou em 1865 o Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período.

Para saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_M%C3%A3es

Deixe seu comentário:

Seu comentário*

Seu nome: *
Seu site: