Novembro Azul e a saúde mental dos homens

O movimento global do Novembro Azul tem um princípio fundamental de alerta ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também visa a saúde masculina na totalidade, seja ela física ou mental. Esta última, por sinal, sofre um impacto direto na maioria dos casos de descobertas do tumor.

O câncer de próstata é o mais comum entre homens após os 50 anos e influencia diretamente na psique masculina, podendo desenvolver transtornos de humor, depressão e resultar em pensamentos suicidas. Uma vez em que o processo de tratamento pode ser invasivo e perdurar por um bom tempo, é necessária uma ação rápida, com um encaminhamento à terapia ou psiquiatra, dos pacientes recém-diagnosticados. 

“Tratamos a prevenção de doenças, mas também damos orientação para que esse homem procure um serviço de saúde para receber cuidados em todos os aspectos. Analisando se existe algum sofrimento psíquico, até mesmo pela dependência de alguma substância química, para que seja tratado corretamente” diz Francisco Norberto, Coordenador Nacional da Saúde do Homem.

O medo da perda da sexualidade, em seu sentido completo, desde disfunção erétil ao prazer sexual, pode desenvolver questões profundas no psicológico do homem, mostrando mais uma vez a importância desse tratamento conjunto entre o oncologista e o profissional de saúde mental. 

A conscientização é a chave. Tanto para o diagnóstico precoce como para toda a duração de seu tratamento e posterioridades. Converse com seus amigos, irmãos e pais e explique a importância do exame de toque e os de rotina. O sucesso do tratamento depende de você para obter maior sucesso! Procure seu urologista e procure desenvolver mais afeição à sua saúde!

 

Fontes: Diário Online; Ministério da Saúde.

Deixe seu comentário:

Seu comentário*

Seu nome: *
Seu site: