Convenção Coletiva de Trabalho 2016 – Condomínios

Prezado (a) Sr. (a) Síndico (a)

O Secovi Rio firmou a Convenção Coletiva de Trabalho para a categoria de empregados de edifícios residenciais, comerciais e mistos dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaguaí, Japeri, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São João de Meriti e São Pedro da Aldeia, com vigência a partir de 1º de abril de 2016.

Para os empregados com salário acima do piso, o percentual de reajuste aprovado foi de 9,38% (nove vírgula trinta e oito por cento) sobre os salários vigentes em 01/04/2015.

Os novos pisos foram fixados em:

  1. Porteiro, Porteiro Noturno, Vigia e Zelador: R$ 1.188,36 (um mil, cento e oitenta e oito reis e trinta e seis centavos).
  2. Servente, Faxineiro e demais empregados da categoria profissional: R$ 1.031,50 (um mil e trinta e um reais e cinquenta centavos).
  3. Guardião de Piscina: R$ 1.161,86 (um mil, cento e sessenta e um reais e oitenta e seis centavos).
  4. Funcionários do setor administrativo de Shoppings e Apart-hotéis: R$ 1.180,18 (um mil, cento e oitenta reais e dezoito centavos).

As diferenças salariais advindas da aplicação da Convenção Coletiva de Trabalho serão pagas juntamente com o salário de junho/2016.

Caso seja de seu interesse, a íntegra desta Convenção Coletiva já está disponível na área restrita do site da Atlântida, na opção Leis e Manuais.

Atenciosamente,

Atlântida Administradora

Inaugurado o túnel Prefeito Marcello Alencar

A Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo, 19 de junho, o Túnel Prefeito Marcello Alencar, parte da Via Expressa – uma das principais obras viárias do Porto Maravilha, que absorverá o tráfego de veículos do antigo Elevado da Perimetral.

Com a inauguração do túnel e da Via Expressa, com extensão de 6,8km, os cariocas voltam a ter uma ligação viária entre a Avenida Brasil, Ponte Rio-Niterói e Aterro do Flamengo. Este é o maior túnel rodoviário urbano do País, composto por duas galerias – Continente (sentido Aterro do Flamengo) e Mar (sentido Avenida Brasil) e com três faixas de rolamento por sentido.

Sem semáforos e saídas intermediárias, o Túnel Prefeito Marcello Alencar será o meio mais eficaz para cruzar a Região Portuária e o Centro. A galeria Continente, com 3.370 metros, tem capacidade para receber até 55 mil veículos por dia e será a primeira aberta ao tráfego a partir deste domingo. A galeria Mar, com 3.382 metros, começará a funcionar em julho e, a partir da operação, elevará a capacidade para 110 mil veículos por dia.

O túnel integra o conjunto de mudanças estruturantes promovido pela Prefeitura do Rio na construção de um novo modelo de mobilidade urbana. Na região do Porto Maravilha, as vias Binário do Porto (inaugurada em novembro de 2013) e Expressa substituem o conjunto Avenida Rodrigues Alves e Elevado da Perimetral com ganho de capacidade.

As alterações redefinem o sistema viário, criam áreas para pedestres e ciclistas, como a Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde, e introduzem meios de transporte como o BRT Transbrasil, que entrará em operação em 2017, e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com a primeira etapa Rodoviária-Aeroporto inaugurada no dia 5 de junho.

De acordo com projeções da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), a Via Expressa vai desafogar o fluxo de veículos nos túneis Santa Bárbara e Rebouças, com redução de tráfego estimada em 30% e 20%, respectivamente, no horário de pico da manhã. No Santa Bárbara, sentido Zona Sul, a queda projetada aponta diminuição de 800 veículos de um total de 3.400 no horário de pico da manhã.

Enquanto no Rebouças, no sentido Zona Sul, no mesmo horário, haverá uma redução de 700 veículos do total de 4.200. No pico da tarde, projeções indicam que o número de carros no Rebouças deverá cair 750 do total de 4.500 veículos, menos 15%. No Santa Bárbara, a estimativa de diminuição é de 25%, 800 do total de 3.500 carros.

Construído e operado pela Concessionária Porto Novo, contratada pela prefeitura para executar as obras e prestar serviços públicos nos 5 milhões de metros quadrados da Área de Especial Interesse Urbanístico da Região do Porto do Rio de Janeiro, o túnel segue normas internacionais de segurança.

O túnel tem duas baias de refúgio em cada sentido e nove portas de emergência entre as galerias com distância aproximada de 300 metros entre elas. Duas delas serão voltadas também ao acesso de veículos em atendimentos de emergências.

A operação de cada galeria dispõe de oito conjuntos balizadores de faixa (equipamento conhecido como seta-xis) que indicam a condição de tráfego de cada faixa, 186 caixas de som para megafonia, 46 telefones de emergência (call box), seis Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e 22 jato-ventiladores divididos em 11 pares 100% reversíveis. Sensores de gases CO e CO², detecção de calor e opacímetros também fazem parte dos equipamentos da via que tem ainda 1.430 luminárias monitoradas por meio de telegestão. O túnel fica a 43 metros abaixo do nível do mar.

Monitoramento

Das 105 câmeras instaladas,  51 são utilizadas exclusivamente na galeria Continente. As imagens são monitoradas pelo Centro de Controle de Operações (CCO) da Concessionária Porto Novo, que funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana e é ligado ao Centro de Operações Rio (COR) da prefeitura.

Um operador do CCO, um supervisor de pronto atendimento, quatro operadores com motocicletas, dois operadores com picapes, um guincho multi plataforma-pesado e um sistema de rádio com frequência exclusiva fazem parte da operação do novo túnel, que tem diferentes limites de velocidade em seu interior: 40 Km/h (em curva), 60 Km/h (depois das curvas) e 80 Km/h (em linha reta). O acesso ao túnel é proibido a caminhões, pedestres, skatistas e ciclistas.

Combate a incêndio

O túnel contém 106 hidrantes com saída dupla, cada uma com 30 metros de mangueira. Duzentos e doze extintores de incêndio distribuídos no interior do túnel podem ser acessados a cada 30 metros. Dois reservatórios de água com 30 mil litros cada têm capacidade equivalente a 12 caminhões pipa (de 5 mil litros) e são responsáveis por abastecer a rede exclusiva de combate a incêndio.

Drenagem

O sistema de drenagem tem cisterna com capacidade útil para armazenar 390 mil litros de água, o que corresponde a 78 caminhões pipa (de 5 mil litros). É composto por quatro bombas, cada uma com capacidade de retirar 100 m³ de água por hora, o que corresponde a 20 caminhões pipa (de 5 mil litros) por hora em cada bomba.

Horário de funcionamento

O Túnel Prefeito Marcello Alencar ficará fechado ao tráfego diariamente das 22h às 4h. Nesse horário, motoristas em direção ao Centro deverão seguir pelas avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas. Para acessar a Zona Sul, recomenda-se duas opções: seguir pela Avenida Presidente Vargas até o Viaduto 31 de Março e Túnel Santa Bárbara ou Elevado Paulo de Frontin e Túnel Rebouças.

(Imprensa Cdurp)

9 coisas que podemos aprender sobre o mercado imobiliário dos EUA

 

O mercado imobiliário norte-americano pode ser bem diferente do brasileiro, tendo, como todos, suas peculiaridades. Porém, podemos aprender, e muito, com ele. A seguir, listamos hábitos e curiosidades do mercado imobiliário dos Estados Unidos, para que você conheça mais sobre ele. Confira!

  1. Lá, para você ser um corretor, precisa morar nos Estados Unidos, ter mais de 18 anos, não ter ficha criminal e ser aprovado em três provas classificatórias, que testam tópicos como Avaliação de Imóveis, Financiamento Imobiliário, Aspectos Jurídicos do Imobiliário, Direito Empresarial etc.
  2. Depois de habilitado, o corretor deverá escolher a empresa Broker para a qual vai trabalhar, mesmo que trabalhe de forma independente, sem vínculo com imobiliárias. É como se fosse uma licença que, sem ela, o corretor não pode exercer sua profissão. Cada empresa cobra uma percentagem diferente sobre as vendas.
  3. Existe um site para corretores, conhecido como MLS, onde o corretor é obrigado a colocar qualquer imóvel e suas informações – a não ser que o cliente assine um termo especial para que seu imóvel não seja divulgado lá.
  4. Caso o cliente goste de algum imóvel, antes de sair para negociar, é indicado checar com o banco o quanto ele conseguirá de empréstimo, para prevenir que descubra que não terá dinheiro suficiente apenas no momento de fechar o negócio.
  5. Antes da venda ser concretizada, há várias inspeções. O comprador negocia para que algo que precise de conserto, por exemplo, seja consertado antes do imóvel ser vendido, ou para que haja um desconto no valor do imóvel por essa razão. O corretor tem que estar presente nas inspeções e fazer a sua própria. Se algo der errado e ele não estiver presente ou tiver sido negligente, será responsabilizado e penalizado.
  6. Quando a oferta é formalizada, é elaborado um documento de 16 páginas com todos os detalhes da casa, taxas e impostos incidentes.
  7. A transação final é feita por uma empresa terceirizada, que lida com o dinheiro e com as licenças que o imóvel porventura precise. O corretor não lida, de nenhuma forma, diretamente com o dinheiro.
  8. Quando o dono do imóvel assina o contrato, está ciente de que 6% do valor vão para os corretores, sendo 3% para o corretor do comprador e, 3% do vendedor.
  9. O valor do imóvel não é definido pela vontade do dono. É estabelecido por meio de um comparativo entre as propriedades vendidas naquela região que tenham tamanho próximo ao imóvel em questão e detalhes semelhantes, como piscina, número de quartos etc. No contrato pode estar especificado que, se não houver nenhuma oferta em 30 dias, o preço da venda pode ser reduzido.

E então, gostaram de conhecer alguns detalhes do mercado norte-americano? Existem algumas diferenças bem significativas, não é verdade?!


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