O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial é celebrado hoje para reconhecer a batalha e as conquistas de direitos sociais para a população negra.
A ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu o dia 21 de março em memória à tragédia conhecida como o Massacre de Shaperville de 1960.
O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:
“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”
Infelizmente, ainda nos dias de hoje o preconceito e discriminação racial são latentes em diversas partes do mundo e, inclusive, no Brasil.
Em vista disso, a celebração se torna ainda mais importante, levantando a consciência social sobre este tema tratado, muitas vezes, como tabu ou como um problema inexistente.
Em respeito ao dia de hoje, a Atlântida reforça a necessidade de caminharmos juntos em direção a igualdade, a distribuição, a participação e ao respeito pleno dos grupos raciais marginalizados.
Vamos mudar esse cenário? #ContraADiscriminaçãoRacial #BastaDeRacismo