Na matéria de hoje, falaremos sobre um assunto muito importante: sustentabilidade no condomínio. O seu condomínio, por exemplo, se preocupa com essa questão?! Colaborando para essa onda verde, resolvemos trazer cinco dicas de como manter seu condomínio sustentável. Confira!
Ter práticas sustentáveis é, nos dias de hoje, essencial para qualquer pessoa, família, comunidade… E, dentro de um condomínio não poderia ser diferente. Além de ajudar o planeta, essas medidas fazem com que o condomínio a economize nas contas mensais. Preste atenção nas nossas sugestões!
- Lâmpadas
As incandescentes são a pior opção, enquanto as de LED, apesar de mais caras, a melhor. Elas são bem mais econômicas e duráveis, compensando o investimento inicial.
- Economizando
Lembre sempre os funcionários do condomínio de apagarem luzes e outras coisas que estejam consumindo energia sem estarem sendo usados. Muitas pessoas acabam deixando, por um hábito muito errado, luzes acesas e aparelhos ligados, sem a menor necessidade.
- Coleta seletiva
Implantar a coleta seletiva no seu condomínio pode ser um desafio grande – que envolve um espaço adequado para o armazenamento do lixo, cooperação de todos os moradores, além de empresas especializadas, ou a prefeitura, para fazer a coleta. Porém, é muito recompensador e, no final das contas, o condomínio pode até conseguir algum dinheiro extra, com a venda dos materiais.
- Reciclando
Aproveitando o assunto, que tal optar, sempre que possível, por móveis e objetos reciclados ou reutilizados?! Dê nova vida a móveis antigos do prédio, lixando e pintando, use folhas recicladas para avisos e afins, incentive a doação de móveis, roupas etc. entre os condôminos e para os mais necessitados… Enfim, as opções são muitas!
- Diminua o uso da água
Verifique, constantemente, se não há nenhum ponto de vazamento no condomínio, evitando o desperdício. Além disso, não lave quintais e áreas comuns com mangueiras, optando pelo balde, e incentive os condôminos, dentro de suas próprias unidades, a fazerem um uso consciente da água.
Essas são algumas sugestões do que fazer para tornar o seu condomínio mais sustentável, colaborando com o meio-ambiente e economizando nas contas. Esperamos que tenha gostado das informações que trouxemos! Aproveite e compartilhe esse post com seu síndico e vizinhos! ☺
2 Comments
Boa tarde Atlântida. Muito boas as suas recomendações. Mas se V.Sa. me permitir eu gostaria de informar que eu, levada por uma consciência ecológica, separo o meu lixo pelo tipo de material:orgânico com orgânico, metal com metal e vidro com vidro… Isso, facilita tanto o trabalho do pessoal do prédio como o trabalho dos lixeiros. À vossa consideração. Zélia Gopfert
Olá, Zélia! Como vai?
Ficamos muito felizes com seu comentário. Realmente, a separação do lixo por tipo de material é muito importante.
Torcemos para que ações como a sua sejam cada dia mais comuns! 🙂
Atenciosamente,
Equipe Atlântida.