Falar sobre e ter atitudes em prol da sustentabilidade é uma tendência mundial, não é verdade?! Mas você sabia que, dentro de condomínios (tanto residenciais, como comerciais), algumas medidas, além de serem ecologicamente corretas, ainda podem trazer economia e vantagens para os moradores?!
Pois é… Existem muitas possibilidades para implantar a sustentabilidade num condomínio, das mais simples às mais complexas, trabalhosas. Sobre esse assunto, falaremos melhor no post de hoje, com diversas informações sobre o tema. Ficou interessado?! Continue lendo e descubra tudo!
Antes de tudo, é necessário fazer um diagnóstico no prédio, para identificar o nível de sustentabilidade que o condomínio já possui e poder pensar em que atitudes podem ser tomadas, reduzindo gastos e melhorando todo o ambiente. A partir desse diagnóstico, podem ser realizadas algumas mudanças.
Dentre as primeiras e mais simples, estão, por exemplo:
- Coleta seletiva de lixo;
- Controle do tabaco;
- Utilização de materiais de limpeza ecologicamente corretos;
- Implantação de capachos especiais nas entradas para a contenção de poeira;
- Distribuição de materiais informativos que falem da importância dessas atitudes, bem como com propostas de mudanças que podem ser adotadas por todos.
Depois, outras medidas podem ser tomadas, como:
- Reuso de água da chuva;
- Trocar torneiras e válvulas de descargas por mais eficientes;
- Implantação de paisagismo com baixas necessidades hídricas e irrigação controlada;
- Proibição do fumo nas áreas comuns;
- Utilização de materiais (tintas, colas e vernizes) com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis;
- Otimização do uso de energia em sistemas de segurança;
- Implantação de energias renováveis (eólica, solar, térmica etc.).
As vantagens da adoção dessas práticas são muitas e as principais são a colaboração para um planeta mais equilibrado, além, é claro, da redução de custos – relacionada ao melhor aproveitamento e uso consciente de energia elétrica e água. A saúde das pessoas que frequentam o ambiente também tende a melhorar.
Segundo estudos do US Green Building Council, entidade americana responsável pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para construções sustentáveis, construções verdes apresentam:
- Até 16% de ganho em produtividade dos funcionários;
- Redução de até 30% no consumo de energia elétrica;
- 50% de redução no uso de água;
- Redução de 35% na emissão de gás carbônico;
- Em condomínios, redução de até 40% nos custos de manutenção e operação – com vida útil prolongada.
Convenhamos que não faltam razões para você adotar atitudes sustentáveis no seu condomínio, só tendo a ganhar com elas. Por isso, caso seja síndico, chame os moradores para uma conversa sobre o tema e, caso seja condômino, fale com o síndico e sugira que ele tome essa atitude. 😉