Cada vez mais, nos preocupamos com o consumo consciente de energia elétrica, economizando, sempre que possível e, com isso, baixando os valores das contas. Porém, há muitos mitos quando se fala sobre esse assunto. A seguir, separamos algumas frases, esclarecendo se são mitos ou verdades. Confira!
- Segurar a porta do elevador por alguns minutos faz aumentar o consumo de energia. – MITO.
Apesar de não ser nada legal segurar a porta do elevador sem necessidade, já que outra pessoa pode estar realmente precisando descer ou subir, isso não faz com que o gasto de energia seja maior.
- Economia de água gera economia de energia elétrica. – VERDADE.
Como a bomba é necessária para fazer com que a água suba aos apartamentos, nesse sentido, quanto menos usarmos a água, menos a bomba trabalhará, e, portanto, menos se gastará energia elétrica.
- Sensores de presença geram economia de energia. – DEPENDE.
Com os sensores, as luzes só são acesas quando há alguém no espaço. Porém, esse método reduz a vida útil das lâmpadas fluorescentes, em cerca de 40%. Com lâmpadas de LED, porém, não há esse problema, sendo as mais indicadas para o mecanismo.
- Utilizar muitos equipamentos de segurança acarreta num consumo exacerbado. – MITO.
Esses equipamentos, principalmente os mais modernos, têm um impacto muito pequeno na conta de luz e, o mais importante, eles são essenciais para manter a segurança do condomínio.
- A iluminação interna do elevador gera um grande gasto. – VERDADE.
Esse é um dos principais focos de gastos em condomínios residenciais, já que, na maioria das vezes, o elevador fica ligado 24h por dia, e, com ele, a luz interna. A melhor alternativa, nesse caso, é optar por trocar as lâmpadas pelas de LED, bem mais econômicas.
- Pintar áreas comuns de cores claras ajuda a gastar menos energia. – DEPENDE.
Pintar os ambientes internos com cores claras fará com que eles pareçam, sim, mais iluminados, durante o dia (principalmente com muitas janelas no espaço). Porém, em outros casos, só a iluminação artificial funcionará.
- “Chamar” o elevador mais de uma vez faz aumentar o consumo de energia elétrica. – MITO.
Quando o botão do elevador é acionado, não fará a menor diferença apertá-lo de novo. Não será mais rápido para quem espera, e nem gastará mais energia. Porém, no caso de vários elevadores e o morador, ao invés de “chamar” apenas um (correto), “chama” vários (incorreto), aí, sim, o gasto de energia será bem maior.
- Elevadores modernos gastam menos energia. – VERDADE.
Os modelos atuais foram desenvolvidos com a preocupação de consumirem menos energia, portanto, sim, consomem menos energia. Nesse caso, uma saída de economia para os elevadores antigos é optar por alguns mecanismos que programam os elevadores para operar por proximidade.
E então, o que você achou dessas informações? Já sabia desses fatos?! A verdade é que muitas coisas são faladas, porém, nem todas são verdade. Esperamos ter te ajudado a entender melhor essa relação do condomínio com a economia de energia elétrica! ☺