Preocupados com o equilíbrio do planeta e as futuras gerações, temos buscado soluções para economizar e melhor utilizar os recursos naturais, não é verdade?! Por essa razão, resolvemos trazer, no post de hoje, dicas para lavar o carro gastando pouca água. Confira abaixo!
Por ser uma das práticas que mais gastam água, desperdiçando centenas de litros por cada lavagem, que tal aproveitar esse momento para fazer um uso mais consciente desse bem tão precioso? A seguir, dois métodos alternativos para limpar os carros que gastam bem menos água (ou nenhuma) do que o jeito tradicional.
Lavagem a seco
Usar produtos de lavagem a seco faz você dispensar o uso da água para a limpeza do automóvel. É, por isso, o meio mais sustentável. E fique tranquilo, pois, utilizando produtos de qualidade, você não danificará nadinha do seu carro, inclusive a pintura. Normalmente, utilizam-se, nessa prática, dois produtos:
- Cera de carnaúba: além de remover sujeiras, essa cera forma uma camada protetora no veículo. É importante lembrar que ela não deve ser aplicada nos vidros do carro.
- Pano de microfibra: além de ser de microfibra, ele deve ter cerdas que captam a sujeira, evitando que ela fique parada na superfície do carro. Troque-o por um novo antes que acumule muitos resíduos.
Um copo d’água
Na verdade, essa é uma técnica especial, que foi desenvolvida justamente para evitar ao máximo o desperdício de água durante a lavagem de carro. É assim: um produto biodegradável é diluído num copo d’água e aplicado sobre o carro. Depois, um pano de microfibra (ele, de novo) finaliza o processo. Borrifadores também podem ajudar a tirar alguma sujeira específica, com bem menos água.
E você, o que achou de nossas sugestões da matéria de hoje? Já experimentou algum desses métodos? É importante que cada um de nós colabore, mudando pequenas atitudes do nosso cotidiano, pensando num bem comum, que é o equilíbrio ambiental. #FicaADica