A partir de agora, quem exceder ao limite máximo de decibéis permitido e perturbar o bem-estar e o sossego público ou da vizinhança ficará sujeito a multas de R$ 500 (pessoas físicas), e R$ 5 mil (pessoas jurídicas), de acordo com a Lei 6.179/2017, promulgada pelo Presidente da Câmara Municipal do Rio em 22 de maio e regulamentada pelo Decreto 43.372, de 30 de junho.
O artigo 1º esclarece que a Lei dispõe sobre medidas para o combate eficaz à poluição sonora prejudicial ao meio ambiente, à saúde, à segurança ou ao sossego público.
O texto define como poluição sonora os barulhos de qualquer natureza, inclusive os produzidos por animais domésticos, voz humana, som musical, obras, reformas e meios de transporte.
A nova Lei criou também um novo canal de comunicação telefônica, o 153, específico as demandas decorrentes de ruído excessivo, que tanto afligem a população carioca, bem como atribuiu à Guarda municipal a incumbência dessa fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente – SECONSERMA.
Veja aqui a Lei na íntegra.
Confira aqui o Decreto que regulamenta a Lei.
Se precisar de mais esclarecimentos junto ao Secovi Rio, por meio de seu Departamento Jurídico, agende uma consulta pelo telefone (21) 2272-8000.
(Secovi Rio)
2 Comments
Acho muito importante essa Lei, vou aplicá-la imediatamente, fazendo um contato com a Secovi, pois venho tendo esse problema há 1 ano, completando em agosto, já fui nessa administradora(Atlantida ) não tomaram nenhuma providência, o síndico foi comunicado, escrevi no livro de reclamações e ninguém fEz nada, com a nova Lei, vamos ver.
Boa tarde, Deonice. Como vai?
Nós lamentamos muito o transtorno, porém, infelizmente, não podemos tomar qualquer providência, além de reforçar, junto ao síndico do prédio, o problema relatado. Essa questão deve ser debatida e resolvida internamente.
Continuamos à sua disposição para quaisquer dúvidas.
Atenciosamente,
Equipe Atlântida.