O corretor de imóveis é o profissional que auxilia qualquer pessoa num momento de compra, venda ou aluguel de alguma propriedade. Mas isso todo mundo já sabe! Porém, para enaltecer sua importância (e de suas responsabilidades), resolvemos abordar esse assunto no post de hoje. Confira abaixo!
Ser um corretor de imóveis pode se tornar, em alguns casos, uma profissão ingrata. Isso se você espera reconhecimento e, mesmo fazendo um bom trabalho, sente que não é valorizado. Porém, algumas atitudes podem ser tomadas para reverter esse quadro! A seguir, falamos sobre as prioridades:
- Manter-se atualizado
Um bom corretor deve se manter atualizado sempre, não só em relação aos imóveis disponíveis ou não, mas também sobre o mercado imobiliário nacional e internacional, além de saber técnicas de vendas e sobre a legislação que interfere no seu trabalho.
Dessa forma, você, corretor, exercerá melhor seu trabalho, conseguindo, de fato, ajudar seu cliente, nas mais diversas dúvidas e questionamentos que ele possa ter, cumprindo seus objetivos (seu e dele), tendo, com isso, sua importância enaltecida.
- Ajudar o cliente
Ponto chave para qualquer corretor, manter um bom relacionamento com os clientes, buscando ajudá-los a resolver suas questões, deve ser o maior objetivo desse profissional. A compra, venda ou aluguel de um imóvel é algo muito importante na vida de qualquer pessoa, e o corretor precisa ter essa sensibilidade.
Tendo mais conhecimento sobre o mercado, deve auxiliar o consumidor, aconselhá-lo e, escutando e prestando muita atenção em suas necessidades e desejos, buscar satisfazê-los, guiando-o na tomada da melhor decisão possível, de acordo com as circunstâncias.
- Divulgação do imóvel
Faz parte das atribuições do corretor saber quais as melhores formas de divulgação de um imóvel. Nesse momento (de divulgação), também vale enaltecer pontos importantes do condomínio, bairro, região… Enfim, dados complementares aos dados do imóvel, em si.
De forma resumida, o corretor é o profissional que auxiliará o cliente durante todo o processo de aluguel, venda ou compra de um imóvel. Tendo formação para tal, além de fazer parte do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), o que é essencial, ele conta com conhecimentos específicos sobre diversas áreas.
Desde a parte burocrática, incluindo informações sobre pagamentos, financiamentos e procedimentos legais, até as visitas aos imóveis… Tudo fica mais fácil de ser entendido e resolvido com o auxílio de um bom corretor de imóveis, que estará sempre disposto a ajudar e melhor atender o cliente.
Ao agir dessa forma, corretor, você próprio valoriza sua profissão e, com isso, tende a ser mais valorizado pelos seus clientes, além dos colegas de trabalho. Assim, o reconhecimento é consequência, tendendo a vir com o tempo, já que você estará desenvolvendo suas responsabilidades e competências da melhor forma. ☺