Com o aumento da violência urbana, os condomínios têm se tornado verdadeiros refúgios para os moradores, abrangendo, cada vez mais, serviços de lazer, saúde e beleza. E que tal fazer do edifício um lugar mais bonito, saudável e com maior qualidade de vida?! Saiba mais a seguir!
Estamos rodeados por asfalto, concreto, carros, ônibus, buzinas, fumaça, poluição… E isso é o oposto do que seria um ambiente ideal, em relação à qualidade de vida, não é verdade?! Como solução, resolvemos falar sobre as áreas verdes – que fazem bem à saúde e podem ser implantadas no seu condomínio.
Através delas, os moradores têm maior acesso à natureza, melhorando sua respiração, aliviando o stress, e, consequentemente, relaxando mais e ganhando qualidade de vida. Abaixo, trouxemos algumas dicas de como implantar uma área verde no seu condomínio. Confira!
- Espaço
É necessário, primeiramente, identificar o espaço mais apropriado para receber essa área. Preferencialmente, deve ser grande e sem problemas de ser mexido – longe de áreas estruturais, por exemplo.
- Espécies
Em seguida, as espécies que serão plantadas devem ser pensadas. Algumas opções para essa áreas são: plantar uma (ou mais) árvore (s), investir numa horta (para uso dos próprios moradores), fazer um jardim… Para definir o que escolher, conte com o auxílio de um especialista.
- Diferenciais
Aposte em alguns diferenciais, dando um charme a mais ao local e fazendo com que as pessoas aproveitem-no melhor. Invista em bancos, redes, mesas e cadeiras. Esse espaço pede um lugar adequado para o relaxamento dos moradores.
- Manutenção
A manutenção desse ambiente é essencial, já que ele exige alguns cuidados especiais. Os funcionários precisam ser treinados, para que façam uma manutenção adequada e eficiente e, dessa forma, o local permaneça bonito.
- Solução
Se o problema for a falta de um espaço livre no condomínio, que tal optar pelo jardim vertical?! Soluções muito fáceis são pendurar diversos vasos nas paredes, ou então preencher um muro inteiro com vegetação. Essas ideias podem ser feita em, basicamente, qualquer lugar.
E aí, o que você achou de nossas sugestões? Esperamos que tenha gostado e se inspirado para fazer um belo espaço verde no seu condomínio, estreitando o contato com a natureza e relaxando nos momentos livres. Converse sobre isso com seus vizinhos e síndicos! ☺