Até 2014, alugar um imóvel era fácil para os proprietários e uma via-crúcis para os inquilinos. No entanto, agora, o jogo virou. Os donos de apartamento estão sofrendo uma longa espera, que pode durar meses, para conseguir negociar um contrato. Nos últimos 12 meses, houve queda real de 13,02% nos preços dos aluguéis.
Ruim para uns, motivo de comemoração para outros. A designer Rossana Henriques, de 47 anos, por exemplo, realizou o sonho de morar numa cobertura por um preço que ela pode pagar.
– Este apartamento está R$ 400 mais caro que o meu aluguel antigo. Mas, na comparação do custo/benefício, acaba valendo a pena.
A estrutura do apartamento e as obras recentes que a proprietária realizou, como a troca do piso antigo por porcelanato, foram os fatores que mais chamaram a atenção de Rossana.
A conservação do imóvel é fator importante para que o apartamento seja um bom candidato. Com tantas opções no mercado, saem na frente as unidades em melhor estado. Os reformados ou com manutenção em dia são sempre os preferidos. O proprietário que investe na conservação aumenta a possibilidade de ter seu imóvel alugado mais rapidamente.
Como alugar:
Pintura recente – O apartamento pintado com cores mais claras, num estilo mais clean, leva vantagem.
Conservação do piso – Assoalho de taco com sinteco ou troca de piso recente valoriza o imóvel.
Armários embutidos – Imóveis com armários na cozinha, banheiro e quartos.
Horário do sol – Pegar o sol da manhã é sempre melhor.
Parte hidráulica – Teste chuveiros e torneiras para ver se está tudo funcionando corretamente antes da vista.
Vista do imóvel – Olhe por todas as janelas se o imóvel é devassado ou não
Parte elétrica – Teste a tomada de aparelhos de ar-condicionado e os ventiladores de teto.
Vaga na garagem – Pergunte quantas vagas na garagem o imóvel tem, e veja se estão bem localizadas.
(O Globo)