A qualidade do ar de uma casa ou apartamento faz toda a diferença no dia-a-dia dos moradores do local, já que uma baixa qualidade do ar ajuda a proliferar bactérias, fungos e mau cheiro, aumentando o estresse e até causando algumas doenças. Por isso, resolvemos falar desse assunto no post de hoje. Confira!
A seguir, separamos alguns aspectos que enaltecem a importância de fazer circular na sua casa um ar de qualidade, que ofereça bem-estar a sua família. Veja só:
- Saúde e produtividade
A poluição do ar, a fumaça, as partículas e os micróbios podem gerar uma série de doenças, como as respiratórias. Vários estudos já comprovaram que ambientes saudáveis, com boa iluminação e qualidade do ar (além de outros fatores) podem gerar um aumento de até 11% na produtividade – melhorando a concentração, leitura, foco etc.
- No frio
Quando as temperaturas mudam, os problemas respiratórios afloram. Além disso, o inverno normalmente vem acompanhado de estiagem, e a falta de umidade pode gerar ardência nos olhos, dores de cabeça, alergia e, claro, doenças como a rinite.
- No calor
Já com as temperaturas mais elevadas, a umidade aumenta, ocorrendo a maior proliferação de fungos e bactérias – que podem gerar bolores e odores estranhos, além de, claro, doenças respiratórias e alergias.
- Cheiros
Em ambientes fechados, principalmente, os odores podem incomodar, sendo os mais diversos (chulé, fritura, animais de estimação, produtos de limpeza etc.). É importante ficar atento à limpeza e aos produtos utilizados nela, que podem causar alergias.
- Fumantes
Quando se fuma dentro de casa, a fumaça fica impregnada em cortinas, sofás, roupas, estofados e demais tecidos, permanecendo naquele ambiente por muitos dias. Ou seja, morando com um fumante, mesmo quem não fuma acaba sofrendo algumas consequências dessa prática, tão prejudicial à saúde.
- Reformas
Quando se faz uma reforma (desde simples pinturas até reparos ou mudanças maiores), as partículas de poeira e sujeira, além do forte odor, são inevitáveis. Esses poluentes podem afetar muito a saúde dos moradores e dos que trabalham na obra, principalmente os alérgicos.
- Ar condicionado
A correta manutenção do sistema de ar condicionado, incluindo a mudança periódica do filtro, evita a proliferação de micro-organismos contaminantes que nos são prejudiciais. Além disso, evita o gasto desnecessário de energia.
Esperamos que, falando desses tópicos tão relevantes, tenhamos conseguido passar a importância de manter uma boa qualidade do ar nos ambientes da sua casa, trabalho e demais locais. Qualquer dúvida, não hesite em nos perguntar, pois tentaremos, sempre, ajudar! ☺