A aromaterapia é uma opção para manter a sua casa cheirosa (sem ter que recorrer aos sprays perfumados e/ou incensos), além de equilibrá-la com óleos essenciais, que ajudam a melhorar o seu humor e rendimento, e ainda são capazes de prevenir doenças. Continue lendo e saiba mais!
Esses óleos essenciais, que são totalmente naturais, já que são extraídos de plantas, flores e raízes, promovem os equilíbrios físico, mental e espiritual. Eles vão muito além da função de perfumar os ambientes, já que têm uma potente e comprovada ação terapêutica.
Eles auxiliam, dentre outras coisas, no alívio do estresse, na purificação do ar e, ainda, a repelir insetos, por exemplo. Cada cômodo e suas particularidades pedem um aroma, de acordo com a finalidade que aquele espaço tem, em relação às atividades que são realizadas nele.
Há, ainda, opções que aliam a aromaterapia à decoração, oferecendo produtos como, por exemplo, os difusores a vela ou varetas, esferas ou anéis de cerâmica, bolas de madeira e sachês. Atualmente, não faltam alternativas, para todos os gostos e bolsos, no mercado!
Porém, essa técnica não é indicada para os ambientes que são frequentados por alérgicos, já que, em contato com a mucosa sensível do nariz, as fragrâncias tendem a piorar determinados casos de alergia. Mas, se você e sua família não forem alérgicos, vá em frente!
Com relação ao cheiro ideal de cada cômodo da casa, confira a seguir:
- Sala
Sendo um ambiente de maior interação social, indicam-se alguns aromas, como de manjericão, hortelã-pimenta e cítricos – como óleos de limão e tangerina, que proporcionam alegria, harmonia e aconchego.
- Cozinha
No dia-a-dia, os aromas mais recomendados são os dos próprios temperos, como alecrim, orégano, cravo e canela, por exemplo. O de citronela ajuda a afastar as moscas.
- Quarto
O aroma de lavanda é o mais indicado para um sono melhor, já que é relaxante. Para quem tem rinite, bronquite ou sinusite, os óleos de eucalipto e hortelã são descongestionantes. Para algo mais afrodisíaco, indica-se o óleo de ylang-ylang.
- Banheiro
Para amenizar os odores desagradáveis, típicos do banheiro, o óleo de capim-limão é indicado. Uma mistura com menta também é uma boa alternativa.
- Escritório
Para ajudar a organizar o pensamento, clarear a mente e auxiliar a criatividade e a memória, os óleos de limão, grapefruit ou hortelã são os mais indicados.
E então, o que você achou das informações e dicas que trouxemos na matéria de hoje? Esperamos que tenha gostado e que as coloque em prática, implantando a aromaterapia em sua vida, e podendo verificar e usufruir dos benefícios relacionados a essa prática! ☺