A assembleia, apesar de ser um importante momento condominial, é, muitas vezes, evitada pelos moradores, por poder se tornar longa, chata, cansativa, e, o pior, às vezes, sem conseguir resolver nada. Por isso, no post de hoje, trouxemos quatro dicas para uma boa assembleia de condomínio. Confira a seguir:
- Convocação
A convocação para a assembleia deve ser feita com alguns dias de antecedência, estipulados previamente na Convenção do condomínio. Caso este ponto não esteja disponível na Convenção, é sugerido utilizar o prazo de 15 dias para o aviso. Aproveite esse momento para informar as pautas, colocando o título e um pequeno resumo do que precisará ser decidido, para que os condôminos reflitam e se preparem para os assuntos. Também podem ser anexados documentos e comprovantes que dizem respeito aos temas que serão tratados, para que, com todos se informando antes da reunião, ela possa ser mais ágil. Além de enviar diretamente aos condôminos, deixe um aviso na portaria/elevador, para garantir que as pessoas fiquem cientes sobre o encontro.
- Moderação
O presidente da mesa será o responsável por orientar os moradores, no sentido de fazer com que a reunião transcorra da melhor maneira possível. Assim, ele deve ser alguém com firmeza ao falar e que não represente nenhum “grupo” do condomínio, caso haja esse problema no prédio, devendo ser alguém imparcial e que saiba evitar discussões longas e desnecessárias. Ele também precisa zelar pela pontualidade, estipulando e fazendo cumprir o tempo limite para que cada assunto seja resolvido, e para que cada morador, baseado no tempo geral do assunto, tem para falar. É importante dividir o tempo da reunião pelas pautas que precisam ser tratadas, deixando claro aos participantes sobre cada um.
- Local
O local da reunião precisa ser agradável, tendo cadeiras suficientes para todos os condôminos, uma temperatura amena e, para contribuir ainda mais, que tal colocar uma música calma antes da assembleia, servindo um café a todos (que também pode ser oferecido depois de acabado o encontro)?! Se o condomínio for pequeno, as cadeiras podem ser colocadas em círculo, facilitando o diálogo.
- Foco
Para que a reunião seja, de fato, eficiente, não se torne cansativa e tenha maior participação e contribuição real dos moradores, é preciso haver foco. Outros pontos, ausentes da pauta apresentada para a assembleia, devem ser mantidos fora dela, sendo anotados para que sejam tratados numa reunião posterior.
E então, o que achou de nossas sugestões? Esperamos que, com o auxílio delas, você consiga fazer com que as assembleias do seu condomínio sejam mais eficientes e contem com uma melhor e maior participação dos condôminos, para que os assuntos sejam mais facilmente resolvidos. ☺