Em homenagem ao aniversário da Cidade Maravilhosa, que completa 453 anos, resolvemos trazer, na matéria de hoje, uma seleção com alguns dos seus principais pontos turísticos, para que você confira e, caso ainda não conheça algum, se programe para o passeio! Veja só:
Cristo Redentor e Corcovado: Não poderíamos começar diferente! A estátua do Cristo, com seus 30 metros de altura, sobre o Corcovado, é um dos monumentos mais famosos do mundo. O melhor jeito de chegar ao topo é utilizando o Trem do Corcovado. A vista é incrível, sendo, por isso, os dias mais claros e abertos os mais indicados.
Escadaria Selarón: Jorge Selarón, artista chileno, passou mais de 20 anos de sua vida decorando, com ladrilhos, os degraus em frente à sua casa, até sua morte, em 2013. A escadaria fica no Centro, unindo os bairros da Glória e Santa Teresa.
Ilha Fiscal: No meio da Baía de Guanabara, ela nos remete aos últimos dias do Império no Brasil, já que, em 1889, aconteceu, lá, o lendário baile que reuniu os principais nomes da sociedade carioca e brasileira, seis dias antes da Proclamação da República. Atualmente, um museu é mantido pela Marinha do Brasil, que preservou a maioria da estrutura original (inclusive o grande salão do baile). Escunas saem da Praça XV até a ilha, mas os tours precisam ser reservados.
Maracanã: Construído para a Copa do Mundo de 1950, o estádio sediou um jogo, na época, para quase 200 mil pessoas – o que o garantia, no passado, o posto de maior estádio do mundo. Passando por diversas reformas, o estádio conta com visitas guiadas, levando as pessoas a conhecerem as arquibancadas, camarotes VIP, vestiários e banco de reservas.
Parque das Ruínas: Ele era a mansão de Laurinda Santos Lobo, estando no ponto mais alto de Santa Teresa (que, por si só, também merece uma visita, devido à tamanha expressão cultural e boemia do bairro). Foi um badalado local da Belle Époque carioca, abrigando, atualmente, um centro cultural e um café, muito charmosos e com vistas espetaculares.
Parque Lage: No bairro Jardim Botânico está o “sovaco do Cristo”, que conta com uma área da Floresta da Tijuca, propiciando temperaturas amenas e belos jardins, perfeitos para um piquenique. No parque há uma bela mansão, com um café e uma escola de arte. Também há cavernas artificiais e trilhas, que possibilitam maior contato com a natureza.
Theatro Municipal: O Centro da cidade abriga essa construção impressionante e belíssima, do século XX, com colunas de pedra e folhas de ouro, que conta com apresentações artísticas variadas, como de música clássica, balés e dança contemporânea, além de visitas guiadas.
E então, o que você achou desses lugares que escolhemos trazer? Esperamos que tenha gostado de todos e se animado para (re) visitá-los, que tal?! Tá esperando o quê para aproveitar todo o charme desses lindos cantinhos da Cidade Maravilhosa? #FicaADica