Em tempos de economia fragilizada, vender um imóvel pode se tornar uma tarefa um pouco mais difícil. Por isso, investir em algumas melhorias e tomar alguns cuidados pode fazer toda diferença na hora de fazer negócio.
Pensando em quem tem uma casa ou apartamento disponível e quer fechar a venda, separamos algumas dicas simples, mas que podem mudar o jeito que o possível comprador vê a negociação. Confira:
- Ao avaliar seu imóvel, peça um preço que esteja na média do mercado. Sabemos que questões emocionais, como o apego ao imóvel, e itens como armários ou mobília deixada, podem influenciar no valor final, mas tome cuidado. Os móveis só valorizam o imóvel caso estejam em boas condições de uso. A região em que o imóvel se encontra também faz uma grande diferença. Busque saber a média de preços dos imóveis de porte parecido na mesma área.
- Caso o imóvel esteja vazio há muito tempo, deixe-o em boas condições, para que, ao visitá-lo, os possíveis compradores se encantem pelo espaço. Como a primeira impressão é a que fica, preste atenção aos detalhes como sujeira, fios pendurados e desencapados, luminárias ou outros objetos quebrados, pintura estragada, vazamentos, azulejos trincados… E, se possível, mantenha o imóvel o mais neutro possível, com cores claras. As paredes coloridas podem estar na moda, mas não agradam a todos.
- Se o imóvel à venda ainda estiver ocupado com seus antigos moradores, os cuidados devem ser dobrados. Além da manutenção de praxe, é essencial que se preste atenção à sua arrumação. Evite deixar louça usada na pia, roupas jogadas pelo chão ou o banheiro sujo. Assim como no caso do imóvel vazio, o ideal é deixá-lo o mais neutro possível.
- A manutenção da casa ou apartamento é essencial, pois ele precisa estar em boas condições de uso, mas, às vezes, fazer uma grande reforma não compensa. Em vez disso, o dono pode mostrar ao comprador quais são as possibilidades, como a alteração para uma cozinha americana, criação de uma suíte, etc. Pense bem: em vez de gastar, por exemplo, R$ 10 mil para reformar, que tal abater esse valor do preço total?
- Não descarte as contrapropostas logo de cara. Com a economia instável, algumas concessões na hora da negociação podem fazer uma grande diferença. Por exemplo: se o pagamento exigido fosse à vista, o proprietário pode considerar um financiamento. Ou, se o comprador em potencial estiver planejando uma obra, o dono pode dar um desconto no valor total.
- E, é claro, não deixe de investir na propaganda do imóvel. Não se esqueça que a internet, atualmente, pode fazer uma grande diferença na hora de mostrar sua casa ou apartamento aos interessados. Para isso, existem diversos sites especializados. E, ao anunciar o imóvel, não se esqueça de apresentar-lo com boas fotos, além de fornecer informações como valor do IPTU, taxa condominial, vagas de garagem e outros aspectos que possam influenciar na compra.
Seguindo essas dicas, temos certeza que as chances de realizar bons negócios será bem maior. E para evitar surpresas desagradáveis durante esse processo, não deixe de contar com a assessoria especializada da Atlântida.
. Atendimento personalizado com corretora exclusiva;
. Vistoria e Avaliação criteriosa de seu imóvel, com opção de emissão de laudo;
. Análise minuciosa de certidões, escrituras e registros de imóveis, para assegurar a validade da transação;
. Elaboração e divulgação de anúncios em diversas mídias impressas e digitais, tais como: jornais; portais imobiliários; nossas agências; site da Atlântida, com destaque e fotos na página principal;
. Orientação para regularização de seu imóvel;
. Assessoria Jurídica especializada durante todo o processo;
. Serviço de Despachantes;
. Preparação da minuta da escritura;
. Acompanhamento do ato notarial;
. Registro da escritura no RGI;
. Processamento para o pagamento Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
Ficamos a disposição pelo telefone 2277-9696 ou contate-nos pelo email vendas@atlantida-adm.com.br