A inspeção predial é uma ferramenta para padronizar e sistematizar as vistorias em edificações, e deve ser feita periodicamente, visando evitar problemas maiores.
Os acidentes prediais podem ocorrer por causa de falhas na construção ou na manutenção, e podem causar prejuízos enormes. Para evitar desabamentos, incêndios, quedas de fachadas, vazamentos, entre outros, a inspeção predial é essencial, pois ela detecta possíveis falhas e possibilita a sua manutenção ou conserto.
A inspeção predial é um tipo de vistoria, realizada para avaliar as condições de edificações de acordo com aspectos de desempenho, vida útil, segurança, conservação, exposição ambiental, utilização e operação. Em países como os Estados Unidos e o Canadá, ela é considerada pré-requisito em qualquer transação imobiliária, sendo obrigatória para a assinatura dos contratos.
No Brasil, a consciência sobre o assunto vem mudando gradativamente, e ela vem sendo mais realizada a cada dia que passa. Caso a inspeção não seja feita, as negociações são concretizadas baseadas apenas nas informações fornecidas pelo proprietário ou intermediador da venda. Com o laudo da vistoria em mãos, o comprador ou inquilino tem informações técnicas sobre o imóvel, capazes de orientá-lo na negociação de valores ou, até mesmo, ajudá-lo a tomar a decisão de fechar ou não o negócio.
Na realização da inspeção, as anomalias ou falhas constatadas serão analisadas e classificadas de acordo com o grau de risco. Assim, o condomínio terá um direcionamento dos serviços e reparos que devem ser feitos, além da ordem cronológica em que devem ser realizados. Com isso, será possível fazer um planejamento de todos os gastos necessários.
Os síndicos, gestores prediais e proprietários devem estar cientes e atentos aos riscos e responsabilidades que vêm da negligência com as condições técnicas das edificações. A vistoria não deve deixar de ser feita de tempos em tempos, tendo como objetivo a segurança e proteção dos moradores e frequentadores.