A cada dia que passa, mais pessoas moram em apartamentos, seja pela segurança, pelo conforto ou pelo preço, que, muitas vezes, é menor do que uma casa grande. Mas pode surgir uma dúvida: e quem tem um animal de estimação?
Para ajudar o seu pet a se adaptar ao novo ambiente, separamos algumas dicas. Confira:
1- Estabeleça um local para seu bichinho fazer suas necessidades, de preferência, em um ambiente que não incomode os moradores, como a área de serviços. Essa medida é importante não só pela higiene, mas para a saúde dos pets, já que muitos acabam desenvolvendo infecções urinárias por segurarem o xixi por muito tempo, enquanto não vão à rua.
2- Gatinhos e cachorrinhos devem ter sua própria caminha. Pode ser uma casinha, um colchãozinho ou uma manta, o que importa é que esteja bem higienizado. A limpeza deve ser feita periodicamente, para evitar mau-cheiro e a proliferação de parasitas e, consequentemente, doenças.
3- Pense em qual animal se adaptará melhor ao ambiente. Se o imóvel for pequeno, é melhor ter um cachorro de pequeno porte ou um gato, pois se adaptarão melhor. Animais grandes são cheios de energia, ou seja, dificilmente se acostumariam em um ambiente com pouco espaço.
4- É indicado que os cães tenham contato com outros ambientes. Ao contrário dos gatos, os cachorros precisam destes estímulos para serem saudáveis no corpo e na mente.
5- Evite o sedentarismo do animal, que pode ser extremamente prejudicial à saúde. A falta de espaço ou estímulo podem contribuir para a obesidade ou doenças originárias do sobrepeso, como distúrbios cardiovasculares.