A iluminação é uma das partes mais importantes da decoração de casa. Ela pode fazer toda diferença, e, portanto, deve ser planejada de acordo com o ambiente e sua finalidade. Por exemplo: seria péssimo estudar em um cômodo com baixa luminosidade. Do mesmo jeito, é muito mais aconchegante ficar em uma sala de estar com luzes mais suaves.
No artigo de hoje, selecionamos algumas dicas para deixar a sua sala ainda mais charmosa mexendo apenas na iluminação. Confira:
O primeiro passo é escolher qual tipo de lâmpada será usado: incandescente, fluorescente ou de LED. Aqui, é importante ressaltar os benefícios das lâmpadas de LED, que, apesar de custarem um pouco mais, têm maior vida útil e ainda economizam energia. Além disso, é importante prestar atenção no local em que ela será posicionada.
Os utensílios de iluminação também podem fazer grande diferença na decoração. Estes são os principais e como podem influenciar no ambiente:
- Lustres, pendentes ou arandelas são utilizados para iluminar o ambiente como um todo, e são ideais para salas de jantar ou salas muito grandes;
- As luzes diretas são indicadas para destacar quadros, decorações ou alguma parte do ambiente em específico;
- Luzes indiretas, produzidas por abajures ou colunas, são adequadas para ambientes mais confortáveis, que pedem uma iluminação mais discreta. Esse tipo vai bem em salas de tv ou música;
- As luzes complementares são usadas para um efeito decorativo, ou, em alguns casos, para cantinhos de leitura.
Em salas de jantar, o ideal é que a luz permita a todos sentados à mesa enxergarem bem tudo o que está acontecendo no ambiente. Por isso, é comum que as luminárias fiquem posicionadas em cima da mesa. O tipo e o tamanho desta peça devem ser decididos de acordo com a decoração do cômodo.
Atualmente, os imóveis têm um novo tipo de sala de visitas: a sala de TV e a de estar dividem o mesmo ambiente. Por isso, é importante estar atento à iluminação, já que ela deve ser boa o suficiente para receber os amigos, e, ao mesmo tempo, confortável, para não ofuscar a televisão. Para isso, o melhor truque é ter mais de uma lâmpada no teto do cômodo, com mais de um interruptor, e que possam ser ativadas separadamente.
Um outro estilo de sala que vem fazendo grande sucesso é com cozinha americana, que integra os dois ambientes. Uma dica é estabelecer o mesmo estilo de decoração e iluminação para os dois cômodos. Além disso, não se esqueça de acertar o tipo de lâmpada que será utilizada em cada ambiente: na cozinha, o ideal é trabalhar com luzes neutras, enquanto, na sala, é melhor que sejam mais amareladas, para não irritarem a visão das pessoas.