Conquistar o seu lar, seja ele alugado ou próprio, é sempre um momento de muita alegria para todos. Ao finalizar as negociações e bater o martelo, uma etapa é completada, mas o outra se inicia: a hora de deixar a casa com a sua cara.
Principalmente quando é o primeiro imóvel de uma pessoa, muitas dúvidas podem aparecer na hora de escolher a decoração. Por isso, separamos algumas dicas de especialistas no assunto. Continue lendo!
O primeiro passo é a definição dos cômodos – qual espaço será usado com que finalidade? Para essa separação, podem ser usadas divisórias de gesso drywall, que tem instalação simples e ainda é decorativo. Para deixar o ambiente ainda mais bonito, uma boa dica é que o acabamento seja feito com papel de parede.
Quadros e plantas também são ótimos aliados na hora de deixar o ambiente com mais personalidade. Atualmente, a tendência é o uso de vários quadros pequenos e agrupados, criando uma espécie de mosaico na parede. Em relação às plantas, é importante prestar atenção na presença de luz e sombra, essenciais para um mini-jardim natural. Utilizar as plantas artificiais também é uma opção, podendo criar, até mesmo, uma parede toda verde.
Nas paredes, além dos papéis, também está se usando os adesivos autocolantes, que são uma opção mais simples e barata, mas sem perder o charme. Outra vantagem é a aplicação, que pode ser feita até mesmo pelo próprio morador. E outra opção que não sai de moda é a pintura com efeitos, com alternativas infinitas: uma parede de cor diferente, com acabamento de lousa para usar com giz, efeito de cimento queimado, etc.
Os pallets também estão em alta na decoração, pois são versáteis, podendo ser usados como estantes, base de camas, estrutura de sofás e muito mais. Além disso, são bem resistentes e têm um custo menor.
Neste processo, o importante é usar e abusar da criatividade, pois existem diversas maneiras de deixar o espaço ainda mais bonito e com a sua cara gastando pouco e reaproveitando materiais que você já possui.