O Secovi Rio acaba de divulgar um novo levantamento sobre o mercado imobiliário carioca, com base em dados das transações imobiliárias da Prefeitura do Rio de Janeiro (ITBI), registradas entre janeiro e novembro de 2020.
O relatório mostra que, mesmo com os impactos da pandemia, as vendas residenciais estão em evolução, tendo alcançado números bastante positivos na comparação com os anos de 2017, 2018 e 2019. Como já era esperado, houve uma queda brusca nas negociações durante os meses de abril e maio, no auge do isolamento social, mas o cenário começou a mudar depois de julho e não parou mais de subir.
O total de transações residenciais registradas de janeiro a novembro de 2020 foi de 29.402, com valor médio de R$ 654.383 e procura elevada pelos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá.
As vendas comerciais em 2020, por outro lado, também conseguiram registrar um leve aumento a partir de setembro, mas ainda não superaram os números de 2017, que foi considerado o melhor período para esse tipo de negociação dos últimos três anos.
O levantamento feito pelo Secovi Rio também mostra que os bairros com maior número de transações imobiliárias comerciais de 2020 foram Barra da Tijuca, Centro, Recreio dos Bandeirantes e Copacabana, respectivamente. O total de transações de comerciais chegou a 4.680 no período, com valor médio de R$ 968.181.
Para ver o relatório completo, clique aqui.