Uma série de spots publicitários veiculados em ônibus municipais alertam: o carioca precisa se preparar para viver num novo Rio. A cidade que vai sediar a Olimpíada e a Paralimpíada vai passar por grandes transformações urbanas, com ruas interditadas e tráfego restrito para a passagem de delegações esportivas e chefes de estado. E os moradores precisam saber como fazer para chegar e sair de casa.
Serão quase três meses de mudanças na rotina de moradores e comerciantes que, para acessar vias interditadas para os eventos vão precisar se cadastrar para garantir o direito de entrar e sair, de carro. Algumas restrições de tráfego já começam em julho, antes mesmo do início dos jogos, já como parte do esquema de segurança. Outras serão intensificadas nos dias de competição na região.
A cidade foi dividida em quatro grandes áreas – Deodoro, Maracanã, Copacabana e Barra da Tijuca – que abrangem mais de 30 bairros espalhados por todas as regiões. O credenciamento dos moradores ficou a cargo das subprefeituras Zona Norte 2, Zona Oeste, e Grande Tijuca.
Quem mora nas proximidades do Estádio do Engenhão, no Engenho de Dentro, na Zona Norte, tem até o dia 1º de julho, para se cadastrar numa tenda da subprefeitura montada na Praça do Trem, no lado Oeste do estádio, das 9h às 17h. Os moradores têm de preencher um formulário e apresentar identificação de seus veículos, como cópia de documento de identidade com foto e comprovante de residência e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), com dados como modelo, placa e cor do automóvel para receber a credencial de livre circulação (adesivo).
As interdições no entorno do Engenhão acontecem nos dias 3, 4, 6 e 7 e de 12 a 20 de agosto. E entre os dias 8 e 17 de setembro, no período paraolímpico. A proibição do estacionamento começa no dia 23 de julho na Rua Sales Guimarães e nas demais a partir de 2 de agosto. Para mais informações, moradores podem ligar para 3278-0293.
Os moradores e comerciantes dos bairros da Zona Sul – Glória, Flamengo, Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon, Catete, Lagoa, Gávea, São Conrado e Urca – segundo informações da Subprefeitura da Zona Sul, não vão receber nenhum adesivo para colar nos carros, pois as ruas vão passar por interdições temporárias, somente o período de duração das provas.
No entanto, devem estar sempre atentos aos dias de competição, quando as ruas estarão fechadas ao tráfego. Os moradores devem andar sempre com um documento de identificação com foto e um comprovante de residência.
Na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, caracterizada pelos grandes condomínios a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá realizou diversas reuniões com os moradores, ao longo de duas semanas em junho, para informar sobre as alterações que as vias irão sofrer nos dias de competição. E ficou acordado que, para facilitar a vida de quem mora na região, o credenciamento dos veículos será feito pelos próprios condomínios, que repassarão as informações à subprefeitura.
No caso dos comerciantes, a subprefeitura já tem um levantamento da quantidade deles que precisará de credenciais especiais e irá entregar os documentos assim que eles estiverem disponíveis. É necessário destacar que além de documentos que comprovem a identidade, e no caso do comércio a propriedade do estabelecimento, o interessado deve apresentar comprovante de residência e o CRLV para ter a passagem liberada. Para qualquer dúvida, basta ligar no telefone da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá (2431-1829).
Já o cadastramento dos moradores de Magalhães Bastos, na Zona Oeste, no entorno do Complexo Esportivo de Deodoro, já se encerrou. Como o número de pessoas que sentirá o impacto das mudanças no trânsito é bem menor, os funcionários da Subprefeitura da Zona Oeste percorreram as ruas e de porta em porta e coletaram as informações dos moradores.
O cadastro para quem vive dentro da Vila Militar ficou sob responsabilidade do Exército. Mas se algum morador ainda tiver dúvidas pode procurar a Subprefeitura da Zona Oeste (3394-0928/ 3394-0960).
A Subprefeitura da Grande Tijuca percorreu todo o perímetro, que será fechado ou bloqueado, cadastrando os moradores de porta em porta. Segundo a Empresa Olímpica, isto está acontecendo desde janeiro. A subprefeitura também está fazendo reuniões com moradores, a última delas foi na quinta-feira (23) no auditório do Estádio do Maracanã, para orientá-los sobre como funcionarão as interdições. Com os comerciantes será nesta quinta-feira (30), na sede da subprefeitura.
Mesmo assim, segundo a Empresa Olímpica, se houver alguém que ainda não tenha sido cadastrado, a recomendação é que comparecer na Subprefeitura da Tijuca, na Rua Conde de Bonfim 764, das 9h às 18h. Os telefones para tirar dúvidas ou obter mais informações são: 2571-1342 / 2571-1749.
(G1)