O vinílico é um piso leve, composto de PVC, minerais e aditivos, que pode ser encontrado tanto em placas, como em mantas ou réguas. No post de hoje, falaremos sobre ele e alguns dos seus benefícios e características. Acompanhe!
Normalmente, ele é aplicado sobre um contrapiso liso, com uma cola específica. Pode ser aplicado sobre pisos existentes, desde que receba uma camada de argamassa, regularizando a superfície.
Eles variam de espessura, entre 0,7mm e 5mm, mudando a resistência e o preço do material. Os de até 3mm são indicados para uso residencial, já os de 5mm, para áreas comerciais, onde há maior circulação de pessoas.
São mais indicados para áreas internas e secas, como salas e quartos. Não são recomendados, em contrapartida, para banheiros, áreas de serviço e terraços, pois a água, mais presente nesses lugares, pode descolar o piso.
Vamos ver algumas vantagens dele:
- Preço, em geral, bastante acessível;
- Aplicação fácil e rápida;
- Resiste a impactos;
- Reduz o barulho no ambiente (de sapatos de salto, por exemplo);
- É de fácil limpeza (pano úmido);
- Não será atacado por cupins, já que não é um material orgânico;
- Material antialérgico;
- Alta durabilidade;
- Não mancha;
- Tem diversas cores e formatos;
- Imita outros materiais (como a madeira) de forma bem convincente.
Não é recomendável usá-lo sobre madeira (que retrai muito a umidade e tende a se dilatar), nem sobre o laminado. Para a instalação do piso vinílico sobre um revestimento existente, aconselha-se contratar um profissional, que irá:
- Limpar cuidadosamente o piso existente;
- Utilizar um primer;
- Aplicar a argamassa niveladora (em várias demãos, até que a superfície fique lisa);
- Colocar o piso vinílico.
E então, o piso vinílico é ou não é uma ótima alternativa?! Além de tudo, ele é considerado um produto sustentável, já que é fabricado com materiais reciclados. Que tal utilizá-lo na sua casa, ou escritório? Aproveite seus vários benefícios!