A medição individualizada do consumo de água pode ajudar consideravelmente na redução do orçamento do condomínio, já que, quando cada unidade paga somente aquilo que consome, há uma maior conscientização e baixa no consumo.
No post de hoje, falaremos sobre alguns aspectos do funcionamento da medição individual. Confira esses pontos abaixo e esclareça suas dúvidas sobre a implantação desse método:
- Principal objetivo: distribuição justa do consumo. Cada um vai pagar pelo que consumir.
- Vantagens: a medição individualizada induz um uso consciente da água, o que gera, também, economia nas contas.
- Todos têm que participar? É aconselhado que todas as unidades consumidoras façam, sim, parte do projeto.
- É possível em prédios antigos? Sim, é possível. Um especialista terá que analisar os métodos e materiais a serem usados.
- Onde são instalados os medidores individuais: normalmente, próximo aos registros já existentes.
Estima-se que seja percebida uma economia de água nas contas do condomínio já nos primeiros meses, que pode variar em torno de 20% a 40%, dependendo de cada caso, do tamanho do condomínio, número de unidades e, é claro, postura dos condôminos.
A instalação da medição individual, por si só, não gera redução nos gastos de água, porém, como afirmado anteriormente, motiva a conscientização (e também o desejo de gastar menos, financeiramente falando) e, por conseguinte, a economia.
Agora, que tal conversar com o síndico do seu prédio e com seus vizinhos sobre a implantação da medição individualizada? Discuta a ideia e fale dos seus benefícios e dos fatores que a rodeiam com os condôminos. Boa sorte!
1 Comment
Sou inteiramente a favor. Gasta-se m tanto agora mas economiza-se depois. Principalmente pessoas como eu, que moro sozinha, jamais gastarei tanto como uma família de 5 pessoas.