Você conhece a ideia de tetos verdes? Essa é uma novidade que, cada vez mais, vem tomando conta das casas e prédios brasileiros. Continue lendo a matéria porque, no post de hoje, falaremos sobre essa tendência. Confira abaixo!
Os tetos verdes são alternativas ecológicas, que ajudam a melhorar a qualidade do ar e a amenizar o calor e, enquanto isso, podem até gerar economia de água e energia – em longo prazo. Mas como funciona?! Vamos descobrir…
De acordo com especialistas, a ideia é cobrir telhados e lajes com algum tipo de planta. Assim, além de promover o reequilíbrio ambiental, você também embeleza o ambiente. Dentre as vantagens de utilizar esse método, podemos destacar, segundo vários estudos:
- Diminuição do número de enchentes – ele absorve a água da chuva, diminuindo a quantidade de água que chega ao sistema pluvial.
- Redução da conta de energia elétrica – com a melhoria na temperatura ambiente, a sensação de calor tende a diminuir.
- Economia de água – caso opte por reaproveitar a água da chuva, com um reservatório especial para isso.
A instalação do teto verde custa, aproximadamente, R$500 o metro quadrado. Mesmo não sendo complicada a colocação, é preciso ter cuidado com a estrutura, verificando se ela suporta a nova carga a ser colocada.
Outro ponto importante desse processo é a correta impermeabilização, evitando infiltrações. Para fazer a manutenção de tudo é simples. É como se existisse um gramado no telhado: precisa de poda e adubo, esporadicamente, mas não de muita terra.
Portanto, além dos ganhos estéticos, na temperatura e até no bolso, essa solução é ecologicamente correta, garantindo mais uma forma de fazer o bem ao meio ambiente. Gostou desse conceito?! Espelhe esse post para os amigos, para que mais gente queira participar dessa onda verde. 😉