Segundo um relatório da ONU de 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial até 2050. Por isso, e também pela preocupação com outros recursos naturais, muitas pessoas têm pensado em soluções para amenizar essas situações.
No post de hoje, falaremos sobre uma medida que pode ser adotada, além de atitudes como economizar no banho ou ao usar a torneira, que já ouvimos muitas vezes (e devemos praticar!), o uso da cisterna, que pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios.
Também conhecida como algibe, a cisterna é um reservatório que recolhe água da chuva, armazenando-a para uso doméstico variado. Nada mais é que um sistema para reaproveitamento da água pluvial, sendo considerada uma eficaz alternativa para a economia de água.
A água da chuva, quando cai do céu, é levada pelas calhas a um filtro, que tem a função de eliminar impurezas, como folhas, por exemplo. A água não é considerada potável, portanto, não deve ser bebida. Aconselha-se que seja usada para lavar, entre outras coisas, banheiros, calçadas e carros.
As calhas devem ser limpas, impedindo a contaminação através de fezes de ratos e outros animais, e mantidas em boas condições. O interior da cisterna também deve ser limpo de tempos em tempos.
Muitas cisternas são enterradas para evitar a proliferação de algas e outros micro-organismos, porém, há modelos que não necessitam dessa medida, diminuindo o custo. De qualquer forma, é necessária a instalação de filtros na cisterna, impedindo os riscos de contaminação.
Essa solução pode representar uma economia de, pasme, 50% na conta de água! Além disso, ajuda a conter enchentes, já que parte da água que iria para rios, lagos ou bueiros é armazenada, diminuindo, também, a quantidade de esgoto.
Caso opte por instalar uma cisterna, existem diferentes opções, que variam de acordo com a necessidade do seu lar. Há modelos de alvenaria, que têm enorme capacidade, e outros pré-fabricados. Uma opção mais barata e de instalação mais fácil é a de polietileno resistente.
Pode ter diferentes capacidades. Existem cisternas de mil até dezesseis mil litros. Se a cisterna escolhida for de plástico, poderá deformar com o tempo, apresentando, por exemplo, rachaduras. Para evitar isso, opte por uma com filtro anti-UV 8.
Bom, agora que você conhece um pouco mais sobre esse assunto e as vantagens de instalar uma cisterna, precisa analisar bem qual a melhor opção para o seu caso. Feito isso, procure empresas especializadas e faça uma pesquisa de preços, para que possa tomar a melhor decisão. Esperamos ter ajudado! ☺