A inadimplência é um mal que atinge muitos condomínios, principalmente quando a economia não está estabilizada, o que se reflete no bolso de todo mundo. A taxa condominial é uma das contas que as pessoas costumam prorrogar, em vista de outras obrigações, como contas de luz e água, que são colocadas à frente no pagamento.
Porém, o condomínio também tem suas contas a pagar, responsabilidades a cumprir, vencimentos etc., e, por isso, a inadimplência pode gerar um problema em escalas muito grandes ao síndico e aos administradores, que se veem sem ter muito o que fazer.
Entre as saídas possíveis, pode acabar sobrando para os outros condôminos, que pagarão pelo dinheiro que falta para que as contas fechem (o que pode acabar elevando o número de inadimplentes), e alguns serviços do prédio podem até ser suspensos.
Porém, nem tudo está perdido! Visando te ajudar num melhor controle das contas e a evitar a inadimplência, trouxemos, no post de hoje, sete dicas super úteis. Confira abaixo:
- Acompanhamento das contas
Pelo menos uma vez por semana, o síndico deve conferir a situação financeira do condomínio, observando, por exemplo, quem está em dia no pagamento das taxas. Além disso, deve acompanhar os acordos com a administradora ou até mesmo judiciais que possam estar em vigor com algum condômino.
- Cobrança rápida
Logo após o vencimento da taxa condominial, deve-se agir rapidamente, podendo enviar uma carta cortês, informando sobre a questão do atraso. Além disso, em muitos dos casos, existe a possibilidade da segunda via do boleto ser impressa diretamente no site da administradora. Assim, quem, porventura, se esqueceu da data do pagamento, pode efetuá-lo de forma mais rápida e prática.
Da mesma forma, quando esse boleto vencer, a empresa pode enviar outra carta, explicitando o débito em aberto. Ligações telefônicas também podem ser feitas ao devedor.
- Ação judicial
O síndico não pode demorar a entrar com a ação judicial contra os inadimplentes. Deve-se esperar 90 dias – esgotando-se, nesse período, todas as outras formas de cobrança possíveis e já mencionadas. De qualquer forma, é ideal que os prazos para que se entre com ação judicial esteja na convenção, para que o síndico tenha onde se apoiar na decisão.
- Pagamento facilitado
Para facilitar o pagamento, é importante que haja um bom número de dias entre o recebimento do boleto e o vencimento do mesmo – recomenda-se dez dias, para que o condômino se programe e até, muitas vezes, pague antes da data de vencimento.
Outra opção é o Débito Direto Autorizado (DDA), como se fosse um pagamento automático. O morador deve se cadastrar no seu banco e pedir a administradora os dados para ele.
Uma medida, que é simples, porém, muito útil, é o serviço de segunda via de boletos, disponível no site da administradora. Assim, quem perde o boleto por alguma razão, consegue reimprimir, sem precisar fazer nenhum contato com a administradora.
- Conscientização dos moradores
É essencial que todos os moradores entendam a importância de manter em dia as taxas condominiais. Para isso, campanhas de conscientização periódicas podem ser feitas pelo síndico. Esclarecer o que está incluso na conta do condomínio é um caminho. Além disso, é muito importante falar do impacto que a inadimplência causa, como o custo a mais que os vizinhos terão, por exemplo.
- Conversa com o síndico
O síndico tem papel fundamental nessa questão. Ele deve ser paciente e bom de conversa, para que o devedor se sinta confortável para conversar sobre o problema, de maneira informal, buscando uma solução amigável.
Mesmo que exista uma ação judicial em curso, se houver abertura por parte do morador devedor, o síndico pode conversar com ele, tranquilamente, falando sobre as contas do condomínio, tentando explicar a situação e, talvez, conseguindo um pagamento mais rápido da dívida.
Com essas dicas fica muito mais fácil lidar com a inadimplência, podendo até evitá-la, em muitos casos. Esperamos ter te ajudado a enfrentar essa situação, tão usual, infelizmente, nos condomínios brasileiros. Boa sorte para resolver esse problema e conte com a nossa ajuda sempre que precisar, é claro! 😉