Dentro de um condomínio residencial, muitos são os detalhes importantes no cotidiano coletivo e, entre eles, está a caixa d’água, que deve ser higienizada periodicamente – semestral ou anualmente. Sobre esse assunto, falaremos no post de hoje. Confira a seguir!
Mesmo não sendo algo que os moradores tendem a observar, já que fica “escondida”, a manutenção e limpeza da caixa d’água devem cumprir regras. Elas influenciam a qualidade da água que abastece os condôminos, o que é um fator muito importante na saúde de todos os moradores.
A higienização da caixa, além de garantir a pureza da água distribuída para as unidades, evita entupimentos por conta de resíduos. E a manutenção correta também garante que tudo esteja certo, prevenindo, por exemplo, furos e rachaduras, que são um convite a insetos, inclusive ao temido Aedes aegypti.
Para que a limpeza seja feita de forma correta e completa, deve-se, primeiramente, retirar toda a água da caixa, escovando bem seu interior. Vale ressaltar que não devem ser usados produtos químicos, como sabão em pó e detergente, que podem contaminar a água.
A melhor época para realizar essa tarefa são os meses de março/abril e setembro/outubro, preparando o condomínio para o uso mais frequente da água no período do verão – e, é claro, posteriormente, durante o resto do ano.
Uma correta e eficiente higienização depende de quem a faz. Por isso, o profissional responsável pelo serviço deve estar atento e ciente do que está fazendo. De forma simplificada, o passo a passo é o seguinte:
- Checar a situação estrutural e externa da caixa;
- Fechar a entrada de água;
- Esvaziar o reservatório;
- Escovar as paredes internas e tampa;
- Eliminar toda a sujeira;
- Enxaguar;
- Esvaziar novamente;
- Fechar adequadamente, impedindo a entrada de qualquer substância;
- Anotar a data da limpeza;
- Deixar o reservatório encher.
É necessário efetuar uma análise bacteriológica para verificar que a água está realmente limpa, sem nenhuma infecção. Testes de potabilidade da água (feitos em laboratórios especializados) também são importantes, que servem para identificar a presença de germes e bactérias.
Com todas essas informações que disponibilizamos hoje, a caixa d’água do seu condomínio tende a ficar realmente limpa, livre de resíduos, bichinhos e quaisquer sujeiras. Esperamos ter te ajudado nesse quesito, tão importante, mesmo que não tão falado, de um prédio. ☺