Estamos em fevereiro, porém é melhor começar agora, do que seguir pelo resto do ano sem planejamento, certo? Confira algumas dicas para conseguir equilibrar as contas, evitar desperdícios e surpresas desagradáveis ao longo de 2021:
Contas
É fundamental olhar para trás e verificar em quais meses ocorreram aumentos de gastos, sejam em função do uso da energia elétrica, conta de água, pessoal ou serviços necessários à manutenção do condomínio. Com base na média mensal e suas variações, fica mais fácil se planejar em relação às surpresas que podem acontecer.
Diminuição de Gastos
Ainda de olho nas contas, convém fazer uma planilha detalhada com cada gasto recorrente e os não previstos do ano anterior para então analisar onde podem ser feitas melhorias nesta questão. Será que não seria mais vantajoso desligar um dos elevadores em épocas de menor movimento? Ou pesquisar sobre a instalação de painéis solares, ou mesmo buscar um contrato de publicidade cedendo uma área do edifício para alguma empresa?
Manutenções
A agenda técnica do condomínio prevê todas as manutenções obrigatórias, como as de para-raios, por exemplo. Convém elaborar uma agenda (e isto pode ser feito em online, utilizando ferramentas como o Google Agenda que pode ser compartilhada entre síndicos, conselho e moradores) e anotar as datas de manutenção de elevadores, portões de garagem, bombas d’água etc.
Evitando o Desperdício
De posse de um relatório detalhado de compras de insumos, o síndico e o conselho podem verificar se existe a real necessidade de comprar todos os produtos que foram adquiridos em anos anteriores. Materiais de limpeza, de manutenção da piscina e outros podem ter seu uso reduzido durante a pandemia, gerando desperdício se comprados em quantidades maiores que o necessário. Fique de olho.
Folha de Pagamento
Sem dúvida uma das maiores obrigações financeiras do condomínio, senão a maior, exige muito cuidado e atenção. Conte com a ajuda do conselho e da administradora do seu condomínio para passar um pente fino neste item. Qualquer coisa a mais é gasto desnecessário, e qualquer coisa a menos pode gerar prejuízos futuros.
São muitos os dados que devem ser analisados para uma gestão perfeita do condomínio, bem como para o seu planejamento. Fale com a Atlântida e veja como podemos ajudar: https://www.atlantida-adm.com.br/