É possível economizar água, luz, e outros recursos, não só dentro de nossas casas e apartamentos, como também nos condomínios. Para isso, deve-se contar com o esforço de cada morador, dos funcionários, além de seguir algumas dicas, que daremos a seguir. Confira!
- Em dias chuvosos, não é necessário, por exemplo, regar plantas e jardins. Além disso, aproveitar a água da chuva, através de sistemas de captação, ajuda a economizar muito. Essa água pode ser usada nas descargas e para limpar pisos, por exemplo.
- Verifique, de tempos em tempos, se todas as torneiras e encanamentos estão funcionando normalmente, sem vazamentos ou goteiras. Uma única torneira pingando significa um desperdício de quase 50 litros de água.
- Opte por lâmpadas mais eficientes e que consumam menos energia. Apesar de mais caras, as de LED são as mais indicadas, compensando, em pouco tempo, o investimento feito. Lembre-se de só acender as luzes das áreas comuns quando for realmente necessário, aproveitando a iluminação natural.
- Implante um sistema de coleta seletiva, onde os condôminos separam os resíduos ou entre secos (recicláveis) e molhados (orgânicos) ou entre vidro, papel, plástico, metal e outros (orgânicos). Esses materiais podem ser revendidos, e o condomínio ainda lucrará com essa prática sustentável. Lembre-se, também, de descartar corretamente pilhas, baterias e óleo de cozinha.
Essas são alternativas que podem ser aplicadas no dia-a-dia de qualquer condomínio, não é verdade?! Converse com seus vizinhos e síndico sobre a possibilidade de investimento nessa área, como, por exemplo, implantando um sistema de captação da água da chuva. #FicaADica ☺