Com o fim das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, reabriu neste sábado (14) o trecho entre as avenidas Presidente Vargas e Nilo Peçanha. Com isso, 180 linhas de ônibus terão os itinerários alterados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), 240 agentes de trânsito do município vão trabalhar na reorganização do centro da cidade. As alterações começaram no dia 7 de maio e terminam dia 21, um dia antes da inauguração do VLT.
Das 180 linhas de ônibus que terão o itinerário alterado, 139 são municipais. Todas as mudanças de itinerários destas linhas podem ser conferidas no site da SMTR.
Com a reabertura da Rio Branco, duas faixas serão destinadas para a circulação de automóveis e a terceira será de uso exclusivo das linhas de ônibus troncais. Táxis não poderão circular na faixa exclusiva para ônibus, tampouco parar para embarque e desembarque na via.
Outras mudanças estão previstas no Centro do Rio para inauguração do VLT. As ruas da Carioca, da Assembleia e um trecho da Avenida Nilo Peçanha terão o sentido invertido (Praça Tiradentes em direção a Avenida Presidente Antônio Carlos). Já a Avenida República do Paraguai volta a ter mão dupla. As ruas Araújo Porto Alegre e Evaristo da Veiga, por sua vez, terão tráfego invertido para permitir o acesso à Praça Tiradentes. Além disso, a Rua Silva Jardim também terá o tráfego invertido.
(G1)