Dois trechos da pista central da Avenida Brasil que estavam interditados para as obras de construção do corredor de BRT Transbrasil serão liberadas ao tráfego nesta segunda-feira, dia 11, a partir das 4h: entre o Caju e a Ilha do Governador e do Trevo das Margaridas ao Trevo das Missões.
Segundo a Prefeitura do Rio, com a alteração, as faixas seletivas voltam a operar apenas para a circulação de ônibus – até então, os táxis tinham autorização para usar as faixas exclusivas. A partir do dia 25, as seletivas serão parte do sistema de faixas olímpicas.
A reformulação do traçado e a redistribuição das faixas permitiram à Secretaria Municipal de Transportes aumentar a capacidade do corredor exclusivo de ônibus na Avenida Brasil, adicionando mais uma faixa no trecho entre Irajá (Avenida Meriti) e Caju (Rua Ricardo Machado).
Ao longo da via serão instaladas placas e faixas informando sobre a utilização do corredor exclusivo somente por ônibus autorizados, além de fiscalização eletrônica para garantir que apenas os coletivos circulem nas pistas seletivas. Os veículos não autorizados flagrados em circulação nas faixas restritas estarão sujeitos à aplicação de multa grave (perda de cinco pontos na CNH).
(G1)