Todo condomínio tem suas necessidades e, caso as demandas sejam organizadas sazonalmente, fica bem mais fácil gerenciar tudo da melhor maneira possível. Na matéria de hoje, trouxemos dicas de um calendário anual de demandas de condomínios, para você se programar para o próximo ano.
Para otimizar a gestão do síndico e da administradora, gerando eficiência e, muitas vezes, economia, é indicado separar as tarefas do condomínio em meses. E planejar tudo isso com bastante antecedência faz com que tudo fique mais organizado, além de fluir melhor. Confira abaixo!
JANEIRO
- Assembleia geral ordinária: também podendo ser realizada no final do ano anterior, ela deve aprovar as contas do ano passado e a previsão orçamentária para o próximo.
- Reforço na segurança: como o condomínio acaba ficando mais vulnerável, por conta das férias, é importante envolver os funcionários e moradores em prol desse objetivo.
MARÇO
- Lavagem da caixa d’água: após o calor intenso do verão, esse é o melhor momento para a limpeza da caixa.
- Cuidados com o jardim: é importante, para a manutenção e saúde das plantas, prepará-las para as temperaturas mais baixas.
ABRIL
- Inspeção predial: o início do período de seca é a época ideal para a inspeção, que precisa ser feita uma vez por ano.
- Dedetização/desratização: fazendo esses processos no início do outono, o condomínio ficará livre de insetos e ratos.
MAIO
- Obras: aproveite o período da estiagem para realizar reparos, impermeabilizações, reformas e consertos, como em infiltrações.
- Capacitação de funcionários: o condomínio mais vazio torna o período ideal para o aprimoramento dos funcionários do prédio, principalmente com cursos e atividades relacionados à segurança.
JULHO
- Atividades de recreação: com as férias escolares, é preciso pensar em atividades voltadas para as crianças e os adolescentes, mantendo-os entretidos.
- Reforço na segurança: também por conta das férias, aumentando o fluxo do condomínio, é importante prestar atenção na segurança do edifício.
AGOSTO
- Cuidados com a piscina: como, durante esse mês, o uso da piscina é menor, aproveite-o para fazer a manutenção da piscina, verificando o filtro, paredes, azulejos, deck, possíveis vazamentos etc.
SETEMBRO
- Jardins: com a chegada da primavera, é importante cuidar das áreas verdes do condomínio.
OUTUBRO
- Dedetização: para evitar pragas durante o verão, aproveite esse mês para dedetizar o condomínio, pouco antes do calor mais forte chegar.
- Limpeza de caixas d’água: é aconselhado limpar o reservatório, preparando-o para o uso intensivo durante o verão.
NOVEMBRO
- Para-raios: os meses de chuva se aproximam, então, é válido verificar se o equipamento está preparado para eles.
- DIRF e RAIS: adiantar esses documentos (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte e Relatório de Informações Socioeconômicas) ajuda a evitar possíveis atrasos.
- Decoração de Natal: está na hora de tirar a árvore, os enfeites e peças das caixas e enfeitar o condomínio!
DEZEMBRO
- Atividades de recreação: assim como em julho, com as férias escolares (agora, por um período maior), é indicado programar atividades para as crianças e os adolescentes.
- Planejamento de férias dos funcionários: é hora de pensar sobre o assunto. O ideal é que os contratados do mesmo posto tirem férias um depois do outro.
- Campanha sobre a segurança: é importante que, logo no começo do mês, seja feita uma campanha de conscientização, entre moradores e funcionários, com normas e dicas de segurança.
E então, o que você achou da nossa sugestão? Imprima esse calendário e, caso ache necessário, inclua outras demandas mais específicas e, assim, consiga programar melhor e de forma mais tranquila e organizada as tarefas que precisam ser feitas no decorrer do próximo ano. ☺