Quem comprar os cartões especiais do metrô para o réveillon em Copacabana, no dia 31, com faixa de horário definida, não poderá trocá-los posteriormente e as catracas também não os aceitarão fora do tempo, avisa a concessionária. As vendas começaram nesta segunda-feira em oito estações e estão disponíveis cerca de 150 mil bilhetes. Os usuários devem escolher entre cinco faixas de horário das 19h à meia-noite para a ida e cada cartão tem uma cor específica.
Para evitar confusão, além de cores diferentes, os bilhetes também trazem impressos os horários em que devem ser usados. Logo no primeiro dia já teve gente garantindo seu lugar na festa. É o caso de Júlio Felipe, de 52 anos, que adquiriu sua passagem de ida e volta na tarde desta segunda-feira na estação Central do Brasil, um dos pontos de venda:
— Já comprei para mim e para minha companheira. Vou para lá no horário entre 22h e 23h — conta, exibindo os dois cartões da cor verde uma das mãos.
Veja como será a venda de bilhetes
Onde comprar: estações Siqueira Campos e Jardim de Alah (somente até o dia 24), Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Glória e Jardim Oceânico (até o dia 31, sujeitos à disponibilidade)
Horário de venda nas bilheterias: das 10h às 21h
Valor: é possível comprar um único bilhete que garante a ida e a volta (R$ 8,20 cada) ou um apenas de ida ou apenas de volta (R$ 4,10 cada)
Horários de embarque no réveillon:
19h às 20h – Cartão rosa escuro (ida e volta) e Cartão rosa claro (ida);
20h às 21h – Cartão laranja (ida e volta) e Cartão amarelo (ida);
21h às 22h – Cartão azul escuro (ida e volta) e Cartão azul claro (ida);
22h às 23h – Cartão verde escuro (ida e volta) e Cartão verde claro (ida);
23h à 0h – Cartão roxo (ida e volta) e Cartão lilás (ida);
Horários de volta: entre 0h e 5h do dia 1º de janeiro (domingo) – Cartão prata
A concessionária Metrô Rio alerta para que os usuários deem preferência para a estação Siqueira Campos na ida e na volta da festa.
Outros cartões
No dia 31, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitário e pré-pago do Metrô Rio nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte), exceto nas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até às 23h59 do mesmo dia. Os cartões unitário e pré-pago do Metrô Rio e os cartões da RioCard voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro.
Gratuidades
Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança liberarão a entrada no sistema.
Funcionamento das estações durante a Operação Especial
No sábado, dia 31, a transferência entre as Linhas 1 e 2 será nas estações do trecho compartilhado entre Botafogo e Central. Às 19h, terá início a Operação Especial de Réveillon. A partir desse horário, usuários da Linha 2 poderão seguir da Pavuna até General Osório, sem necessidade de trocar de trem. Os passageiros da Linha 4, durante toda a operação, deverão fazer transferência na estação General Osório.
A estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque às 19h. Também a partir das 19h do dia 31, as bilheterias do metrô estarão fechadas, exceto as das estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que ficarão abertas até às 23h59 do mesmo dia.
A volta acontecerá entre meia-noite e 5h, exclusivamente, pelas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico, com o uso do cartão especial. O Metrô Rio recomenda que os usuários que estiverem em Copacabana priorizem, na viagem de ida e de volta, a estação Siqueira Campos. As demais estações das Linhas 1, 2 e 4 funcionarão para desembarque entre meia-noite e 7h.
No dia 1º, a operação será retomada às 7h e se encerrará às 23h, com exceção das estações Cidade Nova, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete, que permanecerão fechadas e reabrirão às 5h do dia 2, segunda-feira.
(Extra)