A rotina de limpeza dos condomínios é um dos pontos mais importantes e que devem receber mais atenção por parte do síndico. E, é claro, os moradores também devem contribuir, para manter os ambientes limpos por mais tempo.
Para facilitar esse processo, é possível montar uma rotina de limpeza para o seu condomínio. Nós separamos um passo a passo que vai tornar esta questão mais simples. Continue lendo!
- Equipamentos, materiais e produtos de limpeza devem ser disponibilizados para a equipe que será responsável pela tarefa. Os mais comumente utilizados são: detergente neutro, cera, esponjas, panos de chão, baldes, rodos e vassouras. É interessante criar uma lista para que se possa controlar o uso dos materiais. Assim, se mantém o controle do estoque e se evita o desperdício.
- Áreas de maior fluxo de pessoas costumam demandar uma limpeza mais constante. Por isso, é importante que não se deixe a sujeira se acumular, conservando tais locais limpos diariamente. Banheiros, vidros, portas, escadas, elevadores, academia e salões de festa devem ser supervisionados e mantidos em boas condições constantemente. A equipe deve se atentar a pequenos detalhes, como cantinhos e frestas, que, muitas vezes, passam despercebidos.
- É importante lembrar que, na prática, nem todas as áreas necessitam de limpeza todos os dias. Estabeleça rotinas diárias, semanais, quinzenais e mensais, de acordo com a necessidade e a disponibilidade da equipe. Elevadores, banheiros, hall de entrada, academias e calçadas devem ser limpos todos os dias. A cada 15 dias, portas, janelas, espelhos, salas de máquinas e portarias merecem uma atenção especial. Uma vez ao mês, garagens, salões, escadas e calçadas externas podem receber uma limpeza mais pesada.
- Uma observação que deve ser feita é que essas manutenções e cuidados devem ser feitos de maneira que causem o menor impacto possível nos moradores. Na. Hora de elaborar o cronograma, leve em consideração os horários de menor fluxo de pessoas. Assim, se evita não só a insatisfação, mas também possíveis acidentes.
Seguindo estas dicas, a manutenção e conservação do seu condomínio ficará em dia, e a limpeza será um processo ainda mais tranquilo.