Acidentes domésticos, infelizmente, acontecem com muita frequência. Pensando nisso, resolvemos trazer, no post de hoje, informações sobre esse assunto, com dicas de certos cuidados que podem ser tomados para evitá-los. Continue lendo e fique por dentro de tudo!
Segundo dados de 2013 da APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil), mesmo o número de casos fatais tendo diminuído, os internamentos de crianças devido a traumas domésticos ainda são a maior causa de mortes até os 18 anos. Essa é uma informação altamente relevante e preocupante.
A maioria dos casos pode ser evitada com cuidados simples, apenas tomando algumas precauções. Confira, abaixo, uma lista que te ajudará a afastar o risco desses acidentes na sua casa. Veja só:
Na estrutura da casa…
- As escadas são muito perigosas para as crianças, especialmente as mais novas. A instalação de portões/grades no começo e fim delas garante maior proteção.
- Nos apartamentos, é importante instalar grades e telas nas janelas e varandas.
- Ao escolher as tomadas e aparelhos elétricos, opte por equipamentos de qualidade que, mesmo mais caros, evitam choques e curtos.
- Ainda sobre as tomadas, utilize protetores específicos para elas, protegendo as crianças do risco do choque.
Com o armazenamento de produtos e objetos…
- Uma dica para os remédios é guardá-los numa caixa num lugar seco e seguro (no alto, preferencialmente), trancados, se possível. Mantenha-os em suas caixas originais, com as bulas, e lembre-se de checar as datas de validade.
- Produtos de limpeza e cosméticos também devem ser mantidos no alto, em lugares seguros.
- Moedas, bijuterias, tesouras e outros objetos pequenos não devem ser colocados ao alcance de crianças, como, por exemplo, em criados-mudos.
- Os fios dos aparelhos elétricos devem, quando não estiverem em uso, ser enrolados e mantidos sobre uma bancada alta, junto ao aparelho.
- Facas e outros objetos cortantes devem ficar em gavetas próprias para eles, em locais seguros e, preferencialmente, lacrados com prendedores apropriados.
Evitando quedas…
- No quarto da criança, mantenha o berço cada vez mais baixo, conforme a criança for crescendo.
- Evite usar beliches. Na falta de opção, proteja as laterais com grades.
- Tapetes são perigosos, pois podem fazer as crianças tropeçarem ou escorregarem.
Prevenindo queimaduras…
- Evite ingerir bebidas quentes e cozinhar se estiver com a criança no colo ou muito perto de você.
- Brincadeiras na cozinha devem ser evitadas. Explique para as crianças, com muita paciência, que esse local não deve ser de brincadeira, pois é perigoso.
Evitando asfixia…
- Não deixe bichos de pelúcia ou brinquedos no berço da criança. Apesar de fofos e lindos, são perigosos, principalmente durante a noite.
- Compre brinquedos de acordo com as faixas etárias indicadas nas embalagens, evitando acidentes.
Bom, agora que você está munido de todas essas dicas (bem tranquilas, diga-se de passagem), já pode se proteger bem melhor, além de proteger sua família, dos acidentes domésticos, não é verdade?! Esperamos que tenha gostado e aproveite essas informações! ☺