Ter uma horta em casa, além de dar um charme ao ambiente e um aroma todo especial, faz bem para a saúde, ajudando a purificar o ar, e, é claro, aproveitando as ervas, hortaliças e temperos no preparo dos alimentos. Por isso, resolvemos fazer o post de hoje com dicas de como montar uma horta caseira. Confira!
– Pra começar, vale ressaltar que ter uma horta em casa não demanda muito espaço. Mudinhas em pequenos jarros ou outros recipientes podem ser colocadas até nos parapeitos de janelas, por exemplo, ou penduradas em alguma parede.
– Jardineiras são ótimas opções para a falta de espaço, já que podem abrigar diferentes mudinhas. Porém, não são todas as espécies que podem dividir o mesmo espaço. Dentre as combinações que dão certo, estão: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; manjericão, manjerona e cebolinha.
– A hortelã, por exemplo, tem raízes invasoras, que destroem as de outras espécies. Como a salsinha, deve ser plantada sozinha. Também podem ser plantadas sozinhas as plantinhas que são mais usadas.
– Dentre os cuidados mais importantes estão regar as mudas todos os dias e deixar que peguem sol cerca de quatro horas por dia, assim, podem melhor se desenvolver. Além disso, é indicado colocá-las num local protegido do vento. Também se deve atentar para a boa drenagem dos vasinhos, evitando o apodrecimento das raízes.
– Como se trata de uma horta caseira, pode-se optar pelo uso de adubos naturais. Além da torta de nim, que aduba e agasta pragas, existem o húmus de minhoca e a torta de algodão, por exemplo.
– O preparo do solo é grande parte do sucesso de uma horta. Em vasos, caixas ou canteiros, a terra precisa ter um equilíbrio. Misture duas partes de terra comum com uma parte de composto orgânico (ou húmus de minhoca) e uma parte de areia. O solo deve estar fofo para que as pequenas raízes possam crescer.
– Nas mudas de manjericão o cuidado com a poda deve ser dobrado, já que as flores da muda roubam todo o aroma das folhas.
– Se cultivar hortaliças for um problema por causa das lagartas, a solução pode estar em outra planta. A capuchinha, que produz flores comestíveis, costuma ser mais apreciada por larvas do que as hortaliças. Alterne-as com as verduras no canteiro.
– Sugestões para a horta na sua casa: tomilho, tomilho-limão, alecrim, hortelã, lavanda, capim-limão, manjericão, citronela, cebolinha, orégano, sálvia e bálsamo.
Esperamos que gostem das dicas e se animem para ter a sua própria hortinha caseira!
Mão na massa!