Viver em condomínio é, como se sabe, um desafio. Muitas são as causas de possíveis confusões entre os moradores, e, entre elas, está o uso das áreas comuns, que pode não ser tão fácil de ser organizado. No post de hoje, trouxemos informações para te ajudar a administrar melhor esse assunto. Confira!
Ao realizar confraternizações nos espaços comuns do condomínio, o morador se responsabiliza por aquele local, devendo cuidar dele, respeitar as regras do condomínio (assim como os convidados) contidas na Convenção e no Regimento Interno, e devolvê-lo em perfeito estado.
Assim, tanto o porteiro/zelador, como o síndico, têm o direito de entrar em ação, notificando o morador que está organizando o evento, no caso de ele estar desrespeitando alguma regra e/ou incomodando algum vizinho – com barulhos inconvenientes, por exemplo.
Dependendo da repetição das infrações, o morador poderá, inclusive, levar uma multa pelo desrespeito às normas condominiais. Por isso, é tão importante, tanto para o morador que está usando o espaço, como para os funcionários do condomínio, que mantenham a ordem, evitando maiores problemas.
As principais reclamações estão relacionadas ao barulho, não só do volume da música, como também conversas altas, além de outros ruídos. A gentileza e a paciência são grandes armas para lidar com o problema, tanto com o condômino que está reclamando, como também com o que está incomodando.
Agindo com calma, as chances de o problema ser mais tranquila e rapidamente resolvidos são muito maiores. Além disso, aliar a calma, o respeito e o bom senso ajuda a preservar a boa convivência condominial, entre todos os moradores, não é verdade?!
Alguns detalhes para usar melhor as áreas comuns do edifício e evitar quaisquer problemas são:
- Circulação: certifique-se de que os convidados e móveis/objetos de seu evento não estejam atrapalhando a circulação de outros moradores do prédio. Também é importante observar a questão das vagas de garagem.
- Limpeza: limpe a área utilizada após a festa/confraternização/reunião. A sujeira, além de gerar mal estar com os outros moradores, pode acabar resultando numa multa para o morador negligente.
- Convide os vizinhos: além de estreitar os laços de amizade entre os moradores, essa atitude ajuda a diminuir as chances de reclamação.
Aproveitando a deixa do último tópico, você sabia que a promoção de eventos entre os moradores é tendência nos condomínios residenciais?! São ótimas oportunidade para fortalecer as relações tanto entre os condôminos, como deles com os espaços comuns do prédio, valorizando-os.
Podem ser organizados dias de brincadeiras entre a criançada, feiras/brechós de livros, roupas, sapatos e acessórios, festas temáticas, como Carnaval, Festas Caipiras, de Dia das Crianças, das Mulheres, Halloween, Réveillon, e muitos outros eventos, como campeonatos – de futebol, natação e outros esportes.
Além disso, outros momentos especiais e bem familiares também podem ser comemorados junto aos outros condôminos, estreitando ainda mais os laços de amizade, como, por exemplo, comemorações do Dia das Mães, dos Pais e de Natal, inclusive com a organização de amigos-ocultos.
Os custos para a realização podem ser divididos entre os moradores participantes, e, dessa forma, não fica pesado para ninguém. O condomínio pode optar por ter uma comissão que organize esses eventos. Os resultados desses momentos são ótimos, já que os moradores ficam mais unidos.
E então, o que você achou de todas as informações que trouxemos na matéria de hoje? Esperamos que tenha gostado e se inspirado a realizar eventos coletivos entre os moradores do seu condomínio. Converse sobre isso com seus vizinhos – aproveite para compartilhar esse post com eles! ☺