O porteiro é uma função muito antiga e tradicional, presente na maioria dos prédios, tanto residenciais, como comerciais. Sobre essa profissão, a história dela e suas obrigações falaremos na matéria de hoje. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre esse serviço.
É a pessoa responsável pela portaria (e diversos outros postos), ficando na entrada de um estabelecimento, recepcionando pessoas e protegendo o lugar, além de controlar o que e quem entra e sai do local, muitas vezes exercendo todas as funções sem o apoio de nenhum colega.
Além disso, ele é o responsável por vigiar os espaços comuns e dependências do prédio, fiscalizando os movimentos de quem frequenta o condomínio, ou seja, o fluxo do prédio, e impedindo, por exemplo, roubos e outras transgressões diversas.
Em suma, são eles que zelam pela segurança das pessoas, do patrimônio e pela obediência das normas do prédio, controlando a movimentação e o acesso aos ambientes (restritos ou não). Também fiscalizam cargas e mercadorias que chegam, controlando-as.
A palavra (francesa) concierge também é usada para designar a função do porteiro, além de ser também, em hotéis, aquela pessoa encarregada de orientar os hóspedes sobre o lugar e dúvidas diversas que possam ter.
Essa respeitável profissão, pertencente, na Classificação Brasileira de Ocupações, à classe 5174 (porteiros e vigias), é celebrada no dia 9 de junho. Sendo o cartão de visitas de condomínio, essencial para o bom funcionamento e segurança dele, deve ser sempre respeitado.
Como concilia muitas funções, várias já mencionadas anteriormente, elas serão separadas por tópicos, de forma simplificada, a seguir. O porteiro é quem:
- Fiscaliza a entrada e saída de pessoas e objetos (encomendas) no saguão de entrada, elevadores, corredores, garagens e pátios;
- Recebe e encaminha as correspondências e encomendas de pequeno porte;
- Acende e apaga as luzes do edifício, conforme horários determinados e/ou necessidade;
- Opera interfones e acompanhar as câmeras, quando houverem.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre essa antiga profissão e, dessa forma, ajude o síndico e o porteiro de seu prédio no melhor desenvolvimento de suas funções. Compartilhe esse post com eles. #FicaADica 😉