No dia 23 de abril, comemora-se, no Rio de Janeiro, o dia do síndico. A data foi criada em reconhecimento ao trabalho e dedicação dos responsáveis por manter a rotina funcional, as contas equilibradas e a manutenção e segurança do empreendimento em dia.
O síndico precisa entender de tudo um pouco: legislação, segurança, manutenção predial, finanças, departamento pessoal, relações humanas e muito mais.
Ele é o responsável legal pelo condomínio, ou seja, um cargo realmente para poucos que se dispõem a abrir mão da tranquilidade em prol da coletividade.
O síndico também deve dialogar com clareza e intermediar discussões e desentendimentos entre os condôminos, a fim de buscar a melhor forma de resolver conflitos.
Acompanhar obras, manter os condôminos e conselhos informados e garantir que nada ande fora da linha também são atribuições destes personagens tão conhecidos dos condomínios.
E não custa lembrar de toda a dedicação e trabalho dobrados durante todo este período de pandemia.
Por isso, nada melhor do que reconhecer o trabalho destas pessoas na data de hoje. Aproveite para mandar aquela felicitação, seja por interfone, pessoalmente ou por mensagem. Parabéns, síndicos e síndicas!