Em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, nós resolvemos aproveitar a deixa e trazer esse assunto para a matéria de hoje, com uma ótima dica para te ajudar no reaproveitamento desse bem tão precioso e cada vez mais escasso. Continue lendo e confira!
O brasileiro, de forma geral, consome muito irresponsavelmente a água (e diversos outros recursos). Por conta disso, o Brasil tem 40% de desperdício em relação à água tratada, o que é um número extremamente elevado e preocupante, principalmente levando em conta a carência desse bem.
Seja direta (no uso diário da água) ou indiretamente (consumo de diversos produtos que utilizam a água em seu processo de produção), nós todos temos culpa no cartório, pois consumimos esse e outros recursos de maneira muito errada e quase sem consciência.
Sendo assim, é importantíssimo consumir a água de maneira consciente, repensando nossas atitudes e escolhas e visando um bem maior (o equilíbrio ambiental, que interfere diretamente nas gerações futuras). Nesse sentido, uma das escolhas possíveis é o reaproveitamento da água da chuva.
Assim, depois de captada e armazenada, a água da chuva pode ser utilizada em vários processos onde não haja a necessidade de água potável, como, por exemplo, a limpeza de pisos, descarga de sanitários e a irrigação paisagística. E a captação pode ser feita de várias formas.
Uma das maneiras possíveis para o reaproveitamento da água da chuva é a instalação de uma cisterna na parte externa da casa, reaproveitando a água que escorre pelas calhas do telhado quando há chuva. Para isso, é necessário calcular o tamanho da cisterna ideal.
Calcular o tamanho da cisterna necessária não é uma tarefa difícil! Basta ver a medida do telhado (em metros quadrados) e multiplicar pela altura da água no pluviômetro. O resultado dessa conta será o volume, em litros, que chove, em média, sobre a sua casa.
Essa água, até mesmo sem tratamento, pode ser utilizada para regar plantas e jardins, lavar carros, garagens ou canis, ou, ainda, com um pouquinho mais de trabalho, pode ser ligada diretamente em tubulações dos vasos sanitários da sua residência – atenção para não conectar com encanamentos de água potável!
E então, o que você achou dessas informações que trouxemos? Esperamos que tenha gostado do post e se inspirado para começar, o mais rápido possível, a reaproveitar a água da chuva, economizando água – o que é bom não só para o planeta, como também para o seu bolso. #FicaADica