As construções atuais possuem estruturas e divisórias mais finas e ocas, o que poupa espaço e, principalmente, dinheiro. Porém, essa solução acaba trazendo um problema: os barulhos e ruídos são facilmente ouvidos e propagados – às vezes, até de um apartamento para o outro.
Pensando nessa questão, resolvemos abordar, na matéria de hoje, algo que soluciona esse inconveniente: o isolamento acústico. Ele pode ser feito em paredes, pisos, coberturas e fachadas de residências, fazendo com que os ruídos não se espalhem tão facilmente.
Vale lembrar que, desde 2013, de acordo com a ABNT (Associação Brasileia de Normas Técnicas), foram estabelecidos índices mínimos de isolamento, devendo a construtora ser responsável por essa tarefa, ao fazer o condomínio, casa ou prédio – já que é melhor pensar nesse assunto durante a construção.
Há alguns materiais que ajudam a absorver o som, impedindo que os ruídos passem de um ambiente para o outro, como, por exemplo, mantas de isolamento, vidros duplos, paredes espessas e portas e janelas com boa vedação. Preste atenção nas situações-problema a seguir e nas soluções que trouxemos para cada uma delas!
- Barulhos gerais
Portas e janelas bem vedadas impedem que o som passe para outros ambientes. Atenção na vedação! Portas ocas podem ser trocadas por de madeira maciça. Uma vegetação densa, de diferentes alturas também pode funcionar como uma barreira acústica. Jardins verticais são ótimas soluções para apartamentos. Além de lindos, têm essa função.
- Eco
Para resolver problemas de reverberação do som, inclua tapetes, peças e painéis de madeiras, poltronas e cortinas (com tecido mais grosso) ao cômodo – inclua texturas e materiais macios ao ambiente para melhorar o isolamento acústico dele.
- Barulho passando pelas paredes
As mais espessas (como com tijolos maciços) ou as ocas (como Drywall) preenchidas com revestimento interno são melhores para evitar a propagação do som. Se o barulho passar pelas paredes de fachadas ou internas, use placas de lãs de rocha, painéis de madeira ou gesso acartonado. Também vale pendurar tapetes nas paredes.
- Ruído vindo do piso
Pisos frios (como porcelanatos) provocam muito eco. O melhor revestimento para o chão, que ajuda a isolar o som, é o carpete. Tacos de madeira, mármores ou pisos vinílicos também são ótimas opções. Para quem for fazer reformas: antes do piso e depois do contrapiso podem ser aplicadas mantas acústicas. Novamente, os tapetes, em qualquer cômodo, também ajudam a reter o som.
- Barulho vindo do teto
Telhados sem forro ou laje transmitem muito os sons. Por isso, é importante garantir que ele tenha um bom forro. Uma manta acústica pode ser colocada entre a telha e ele (forro), minimizando ainda mais a passagem de som e melhorando a acústica da casa.
E então, o que você achou dessas dicas que trouxemos? Esperamos que elas te ajudem a melhorar o isolamento acústico do seu lar, para que os barulhos dos vizinhos não te incomodem mais, e também para que você não atrapalhe ninguém! #FicaADica ☺