As ligações irregulares de energia causam interrupções no fornecimento, sobrecarregam a rede elétrica e podem ocasionar incêndios, acidentes fatais, além de danos ao sistema de distribuição.
Entre os dias 22 e 31 de janeiro de 2017, a empresa atendeu 30 mil chamados em razão de interrupções de energia. O maior número de ocorrências foi registrado justamente nas regiões onde se furta mais energia, como as zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro.
Para combater essa prática, a empresa aumentou em 30% o seu efetivo de combate às fraudes no verão, quando há maior volume de energia furtado. Somente esta semana, em dois dias de operações contra o furto de energia, cerca de 700 profissionais fiscalizaram residências e comércio nos bairros de Bonsucesso, Penha e Ramos, na Zona Norte, e em Guaratiba, Zona Oeste da cidade.
No verão, a Light aumentou em 30% o efetivo de combate ao furto de energia em sua área de concessão.
O índice de acerto na operação foi de 68%: A cada 100 clientes vistoriados, 68 tinham fraude. Foram realizadas 3.294 inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais, que resultaram em 2.236 irregularidades encontradas e 12 registros de ocorrência.
“Gato” na Drogaria Venâncio
Também em inspeção de rotina, a Light e a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) identificaram uma fraude na Drogaria Venâncio da Av. Nossa Senhora de Copacabana. Um representante da farmácia foi preso em flagrante.
Segundo técnicos da Light, os circuitos do medidor de energia estavam instalados de forma invertida, não registrando o consumo real. A fraude foi realizada por um “eletrotraficante” ou “gateiro”, que é pago ilegalmente para realizar irregularidades. A Polícia e a Light estão investigando o autor deste crime.
Denuncie
A Light conta com o apoio da população para denunciar o furto de energia. Basta entrar em contato por meio dos seguintes canais de atendimento: Site, pelo Disque-Light Emergência 0800 021 0196 ou pelas redes sociais (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes).