Com temperaturas elevadas, esse outono tem mais parecido verão, né?! Infelizmente, sentimos essas altas temperaturas na pele. Com algumas dicas de decoração e truques caseiros, você consegue deixar sua casa mais fresquinha, ajudando a enfrentar todo esse calorão, diminuindo, inclusive, gastos com ventilador e ar condicionado.
Pra começar, troque as lâmpadas por modelos fluorescentes ou de LED, que produzem bem menos calor. Você terá que fazer certo investimento financeiro, pois elas são mais caras. Em contrapartida, o retorno é grande, pois elas consomem menos energia, além de durarem mais.
Paredes em tons claros ajudam a refletir a luz, e não absorvê-la, como acontece com os tons escuros. Em relação à luz que entra no ambiente, para que seja menor sua incidência, utilize blecautes. Se deixar a parte branca virada para fora, a luz não é absorvida como forma de calor para dentro do ambiente. Outra solução é colar uma película reflexiva no vidro, fazendo a luz do sol voltar, em contato com ela.
Prefira tecidos leves, fugindo do couro, por exemplo. Se seu sofá, poltrona etc, possuir forros pesados e quentes, como veludo e camurça, cubra-os com uma capa ou pedaço de tecido de algum material mais leve, como o algodão ou seda. Assim, a sensação do contato dele com nosso corpo será mais agradável. Também substitua tapetes peludos e de tecidos pesados, em cores escuras ou fortes, por peças de fios curtos e em tons pastel.
Ter plantas em casa também ajuda a baixar a temperatura. Você pode ter vasos espalhados pela casa ou um cantinho dedicado a elas. Cuidado, apenas, com o acúmulo de água nos vasinhos e, se optar por colocar as plantas perto de janelas e áreas abertas, escolha as que gostam de muita luz, como orquídea, ráfis, lírio, espada-de-são-jorge e samambaia.
Fontes dentro de casa também são uma boa maneira de aumentar a umidade do ambiente, e dar uma sensação de alívio do calor. O mesmo acontece com aquários e outros objetos de decoração que contêm água.