A lista de despesas em um condomínio é grande, e envolve encargos, folha de pagamentos, manutenção e contas de água, luz, materiais de limpeza, etc. Em tempos de crise econômica, a sua redução é necessária.
De um modo geral, a média de gastos mensais de um condomínio é estruturada da seguinte maneira:
- Cerca de 50% são gastos com a folha de pagamentos dos funcionários
- O consumo das contas de luz, água, gás e telefone representa uma média de 20 a 30%
- A média dos gastos com manutenção de elevadores, bombas e seguros é de cerca de 15%
- Por fim, aproximadamente 10% da taxa é direcionada a gastos administrativos, fundo de reserva, despesas bancárias, entre outros.
Para ajudar o seu condomínio a diminuir esse gasto, separamos algumas estratégias que podem ser adotadas. Confira:
- É sabido que os custos com funcionários e folha de pagamento representam uma grande parte das despesas. Por isso, que tal procurar diminuir as horas extras dos colaboradores? Mas, é claro, não é para o condomínio ficar sem funcionários. Neste momento, é essencial estudar quais são as atividades mais importantes para o funcionamento condominial, e quais poderão ser eliminadas.
- Evitar a inadimplência é essencial. Sabemos que não é fácil, mas algumas medidas podem ser tomadas, como a promoção de reuniões para negociação de dívidas, a busca pela agilização das ações judiciais para determinados casos e a conscientização dos condôminos sobre o assunto.
- Neste momento, é mais do que necessário economizar água e luz. Além da questão ambiental, os desperdícios, se evitados, podem trazer uma grande economia. Incentive os moradores a economizarem em suas residências. Além disso, no prédio e nas áreas comuns, medidas como a programação dos elevadores, a instalação de sensores de presença e de redutores de vazão são boas alternativas.
- Não deixe de investir em manutenções preventivas. Apesar do “gasto” inicial, elas representam uma grande economia a longo prazo. O condomínio pode implementar e manter uma agenda de manutenções ao longo do ano, que acabam saindo mais em conta do que realizar obras de reparação. O projeto de manutenção deve incluir os seguintes itens, entre outros.: bombas d’água, para-raios, elevadores, vazamentos e impermeabilização.
- Ao ter um sistema online de gestão do condomínio, você está economizando e ajudando a natureza. Esse tipo de plataforma, onde condôminos podem tirar 2ª via de boletos, agendar horários das áreas comuns, registrar reclamações no livro de ocorrências, entre outros, reduzem o gasto com papel e armazenamento, além de diminuírem os custos com folhas e impressão de material.
Esperamos que nossas dicas possam ajudar o seu condomínio a economizar e diminuir a taxa condominial. Ele já adota alguma das estratégias acima? Tem alguma outra que não citamos aqui? Conta para a gente nos comentários!