Muitas vezes, o barulho dos vizinhos, de obras no prédio ou vizinhança, ou mesmo dentro da nossa casa, nos atrapalha e irrita. Algumas dessas situações podem ser evitadas, através do isolamento acústico, diminuindo o estresse e melhorando seu bem-estar quando estiver no conforto do seu lar. Confira as dicas abaixo!
- Para evitar o eco de algum espaço, simples mudanças na decoração, como o uso de tapetes, cortinas (com tecido grosso, como linho ou veludo) e painéis de madeira podem resolver o problema. Opte, também, por materiais felpudos e macios para absorver o som, já que, quanto mais lisa e dura for a superfície, maiores são as chances de haver eco.
- Para diminuir a incidência do barulho que vem de fora do seu lar, verifique se as portas e janelas estão bem vedadas. Onde entra ar, entra som. Troque as portas e janelas por caixilhos acústicos, que não deixam o ruído externo entrar na sua casa. Uma desvantagem é que esses produtos possuem um custo muito mais elevado que portas e janelas comuns. Se seu apartamento possui portas em madeira compensada oca, para minimizar os ruídos e aumentar a segurança da sua casa, troque, ao menos a porta da frente, por uma de madeira maciça.
- Já se o problema for o som que passa pelas paredes, a solução pode ser preenchê-las (caso sejam ocas – como Drywall) com revestimento acústico interno, o que pode gerar certo trabalho, principalmente se a casa já estiver construída e decorada. Para não mexer nas estruturas, a dica dada sobre os tapetes e painéis de madeira também vale para as paredes: pendure-os na parede, que o isolamento já melhora!
- Caso o problema do ruído venha do piso (se você ouve barulho de sapato dos vizinhos ou patinhas de cachorro, por exemplo), pode ser porque você (e/ou seu vizinho) tem pisos frios (como porcelanatos), que tendem a provocar muito eco. As melhores opções de piso para isolar o som são os mais densos, como tacos de madeira, carpetes, mármores ou pisos vinílicos. Caso vá construir ou reformar o piso, preste atenção nos cuidados com o contra piso e as mantas acústicas, que fazem toda a diferença.
- O paisagismo do seu lar também pode ser um aliado no combate ao excesso de barulho. Vegetação densa e de diferentes alturas pode funcionar como uma barreira acústica nas casas. Já em apartamentos, os jardins verticais são uma boa opção. Porém, não é qualquer plantinha ou arbusto que funcionará como uma barreira para os ruídos. Lembrando que essa solução requer manutenção cuidadosa.
Bom, agora que você já possui muitas dicas para fazer o isolamento acústico do seu cantinho, basta escolher a que mais se encaixa para as suas necessidades e implementar as mudanças. Algumas mais simples, outras mais trabalhosas, mas opções não faltam para sanar esse problema. Boa sorte!