Na agricultura, quando se encontra bambu em seu terreno, normalmente, não é uma coisa boa, já que ele se espalha rapidamente e é resistente quando tentam removê-lo. Porém, estudos atuais pretendem mudar a má-fama da planta, aproveitando suas qualidades. Continue lendo o post e fique por dentro dessa novidade!
A fim de aproveitar o bambu como reforço em placas feitas de outras madeiras, que serão usadas em pisos e móveis, por exemplo, pesquisas estão sendo feitas. Tais estudos já permitiram, inclusive, a produção de um compósito (material gerado pela combinação de elementos distintos) que une o bambu à madeira de pinus.
O pinus, material abundante e que já era usado na confecção de painéis EGP (Edge Glued Panel), que são painéis de madeira colados lateralmente, tem pouca resistência mecânica, porém, combinado com o bambu, forma um material poderoso.
Para se ter uma noção da força e resistência desse material, a densidade da dupla pinus-bambu é semelhante àquela encontrada em madeiras de lei, como a garapa e a tatajuba, usadas na construção civil (produzindo vigas e assoalhos, por exemplo), em marcenarias e, também, na construção naval.
Já é vendido o piso de bambu, conhecido por sua resistência e beleza. Mas ainda não são produzidos no Brasil, portanto, são importados. Contudo, o potencial do nosso país nesse quesito é gigante, já que existem, só na Amazônia, cerca de 160 mil km² de florestas tabocais, onde há alta concentração de bambu.
Em alguns países, como na China e na nossa vizinha Colômbia, casas e edifícios são erguidos com o bambu sendo usado na sua estrutura. Porém, isso ainda não é possível no Brasil, já que nem máquinas especializadas para o manejo dele existem por aqui.
Portanto, ainda há muito a evoluir nesse assunto. O mais importante, que é reconhecer como algo que era considerado lixo pode ser um importante e resistente material, já foi feito. O que resta, agora, é concluir os estudos acerca disso, levando o Brasil a aproveitar essa importante matéria-prima. E você, fica feliz com o novo uso do bambu? Já conhecia essa característica dele?